quinta-feira, 14 de novembro de 2013

O verde do crescimento


Suzana Kahn e Renata Cavalcanti
O Globo


Recentemente foi instituído, por decreto estadual, o Fundo Verde de Desenvolvimento e Energia para a Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo da iniciativa é o de fomentar a elaboração e implantação de projetos de infraestrutura sustentável no campus da UFRJ. Os recursos que alimentam o fundo vêm da isenção do ICMS da conta de energia elétrica, referente ao campus, paga pela universidade.

Olhando-se mais atentamente à lógica desta iniciativa, percebe-se que o objetivo do Fundo Verde alinha interesses que usualmente não convergem, quais sejam, os interesses ambientais e os de desenvolvimento. Não por acaso, a concepção do decreto foi resultado de uma ação conjunta das secretarias do Ambiente e de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, e que, pela sua robustez, obteve o apoio da Secretaria de Fazenda e a aprovação do governador.

A escolha da Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, também não foi por acaso. O local reúne características ideais para implantação de um projeto desse tipo: é um espaço circunscrito, como um bairro; apresenta números de população e consumo compatíveis com os de uma cidade média; possui área suficiente para instalação de novas tecnologias; tem suporte acadêmico de reconhecimento internacional; e abriga o maior parque tecnológico do Brasil.

Adicionalmente, o fato de existirem inúmeras instalações que demandam eletricidade, água, frio e calor permite que se promova o uso compartilhado destes recursos, através do emprego de uma central de utilidades, possibilitando mais eficiência.

Com estas características, é possível a implementação de tecnologias verdes e práticas mais sustentáveis com monitoramento do desempenho de cada uma das iniciativas adotadas. Teremos então em mãos um verdadeiro laboratório urbano. Isso em um momento em que se confirma a importância das cidades nas estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

O projeto certamente trará uma série de desdobramentos como, por exemplo, definição de métricas de cidade sustentável, avaliação de desempenho de indicadores urbanos (consumo de água, energia, mobilidade, resíduos, espaço público), propostas de novo código de construção, aprovação do uso de novas tecnologias e práticas, modelos de governança e bem-estar da população, entre vários outros que ainda irão seguramente surgir.

Pretende-se que esta iniciativa sirva de exemplo de inovação no uso de recursos financeiros, direcionando impostos recolhidos para medidas sustentáveis, como um Green New Deal.

Esperamos que o sucesso desta empreitada, iniciada este ano, comprove que as preocupações ambientais não conflitam com o desenvolvimento. O local escolhido, um campus universitário, não poderia ser mais apropriado, já que é frequentado por milhares de estudantes que certamente irão difundir as ideias vivenciadas por eles ao longo de suas vidas e futuras funções.

Assim, o Rio dá um exemplo do que vem a ser a economia verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps