quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Investimentos urgentes em ferrovias versus meio-ambiente/violência urbana

Amigos, minhas considerações:
Primeiro, a tabela " Deu no The Economist"  mentiu, para variar, caso venham a ler, pois o estudo fala de desde a década passada  e aquela "tabela" fala em "nenhuma";
Segundo, chama a atenção a quantidade de invasões: 327 o que vai requerer muito sacrifício na área social, isto se o MST não estiver envolvido;
Terceiro: Imaginem a quantidade de desmatamento que será para se extender em 11.000 km de ferrovias, ao mesmo tempo que o Presidente se compromete, via decreto, a reduzir em quase 40% as emissões, principalmente via redução e controle de desmatamentos;
Quarto, ferrovia, historicamente no mundo, é a principal ferramenta de circulação de bens, serviçoes e densenvolvimento, além de retenção do homem nas origens o que evita sua evasão e ajuntamento em áreas marginais em grandes cidades, o que gera, por fim, a violência.
Quinto: Com este déficit jamais conseguiríamos ser a quinta economia em 2015.
Para meus amigos terem uma outra forma de ver nossa sociedade e nosso desenvolvimento.
Sds
Jefferson


Brasil precisa investir R$ 54,5 bilhões em ferrovias, aponta CNT

Piero Locatelli Do UOL Notícias  Em Brasília
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/12/17/ult5772u6682.jhtm

O Brasil necessita de um investimento de R$ 54,5 bilhões para ter uma rede ideal de ferrovias, segundo estudo da Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

Segundo a pesquisa anual sobre ferrovias da confederação, divulgada nesta quinta-feira (17), há a necessidade de ampliar a rede atual de 29.817 km para 40.827 km. Hoje o déficit é de 11.010 km.

O estudo também aponta a necessidade de reformas nas vias já existentes no valor de R$ 9,8 bilhões. O valor deve ser aplicado ao longo das próximas duas décadas pelos setores público e privado. De acordo com a CNT, há 327 invasões nas ferrovias existentes e 2.659 passagens de nível estão em estado crítico.

"Nós chegaremos em 2020 ou 2030 possivelmente com esses 52 mil quilômetros", diz Rodrigo Vilaça, presidente da sessão de ferroviários da CNT. "Há uma necessidade urgente de expandirmos e levarmos a ferrovia onde ela não está presente, principalmente na área do agronegócio", completou.

O estudo também aponta avanços após a privatização das ferrovias em 1996. Segundo o relatório, houve redução nos custos e no número de acidentes desde então. Além disso, também teria ocorrido um aumento de 75 vezes na movimentação de contêiners entre 1997 e 2008.

"Nós ficamos quadro décadas completamente abandonados e isso trouxe um problema que nós precisamos recuperar. Mas desde a década passada, a iniciativa privada injetou R$ 30 bilhões, trazendo um superávit para esse sistema", afirmou Vilaça.

Atualmente a malha ferroviária brasileira é administrada por 11 concessionários privadas e uma empresa pública (Ferroeste).

Os valores da pesquisa se referem somente ao transporte de cargas no país. O transporte de passageiros não foi abordado pelo estudo.

2 comentários:

  1. É realmente necessario investir. Sem investimento muito lugares fica inviavel a produção isso dificulta a comercialização e a geração de novos empregos no país.

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  2. JEFFERSON

    Me chamo Barbara Bastos, sou jornalista e blogueira como vc.
    Sou reporter e colunista da Revista Folha da Praia, um periodico que circula em todo o sul da Bahia. Estamos realizando uma reportagem sobre a Ferrovia Oeste-leste (FIOL) e gostaria muito de contar com sua colaboração. Caso deseje colaborar peço que responda a 3 perguntas:
    1-Como as ferrovias beneficiam o país?
    2-Que tipo de problemas elas podem ajudar a evitar?
    3- Vc é a favor da ampliação da malha ferroviária? Por que?

    Peço que envie as respostas até a quarta-feira(17/03/2010) pela manhã, junto com um foto sua para o e-mail: bbastosb@hotmail.com
    Desde já agradeço
    Atenciosamente,
    Barbara Bastos

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