quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O SÍMBOLO PERDIDO - DAN BROWN

Acabei de ler o livro após cinco dias pois o livro além de fácil de ler é agradável.

A estória dessa vez apresenta dados de ficção interessantes mas de causa improvável, uma vez que o maior vilão da estória foge após captar uma grande herança sem deixar rastros. Outra improbabilidade é uma moeda travando slots de cartão de senha de acesso de centros de tecnologia de ponta quando lá, já algum tempo se usa leitor de digital ou de íris. Há outros detalhes que poderiam ser melhor aperfeiçoados em função do histórico de expectativa que o autor apresentou em suas obras anteriores.


Assim, se ele procurou dar fidedignidade a outros eventos no romance este ele poderia explicar ou fazer alusão ao fato de que fortunas são rastreadas por seus países de origem e não somem simplesmente ou prestar informações mais atualizadas sobre sistemas de criptografia e de segurança.

Os eventos se passam em Washington DC, cidade de formação mística de maçonaria, mote principal dos mistérios e de sua busca. De fato é uma cidade repleta de simbologia.

O que reparei é que o autor escreve para americanos, pois sua descrição da capital, com seus prédios e monumentos onde a ação ocorre, é por demais sucinta e para quem não conhece fica difícil de montar uma imagem de cenário mental. Como conheço bem a cidade bem como o Capitólio e a Biblioteca do Congresso, de quem fui usuário, procurei me abstrair deste conhecimento para imaginar o cenário e daí cheguei a conclusão de que quem não conhecer os locais que ele descreve não consegue vislumbrar o todo que enriqueceria a degustação do romance.

Desenrolar do livro sugere muitas repetições de argumentos e no quartil final do  deixa a clara impressão de querer ficar bem com a Igreja Católica Apostólica Romana em função de suas duas obras anteriores, O Código Da Vinci e Anjos e Demônios.


Apesar disso, o livro vale mais por informações históricas que estimulam uma pesquisa, contudo, no meio do romance já começa a se entender como será o seu fim, pois correlação entre mistérios maçônicos e velho testamento e os evangélios apócrifos já foram argumentos apresentados em outros romances de ficção, daí não se ter, neste caso, muita originalidade de argumentos que justifiquem a expectativa apostada em seu pré-lançamento.

Apesar de suas quinhentas páginas dá para se percorrê-las com prazer e, até, certa dose de expectativa principalmente se for lido como lazer puro e não com olhos por demais críticos. Nele se obtém muita informação boa, pertinente e que incentiva pesquisas. Para quem não tem o hábito de ler e se propõe a ler este é um excelente investimento em lazer.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2688621/o-simbolo-perdido/?ID=BD76C6917D90B1E1625020207

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps