terça-feira, 22 de abril de 2014

Não é culpa do Prefeito!!


Choveu toda madrugada no Recife (O nome oficial da cidade é "O Recife", por isso se vai AO Recife, se vem DO Recife, "for good portuguese's sake"!!) como resultado, falta energia, a internet fica lenta, a água dos rios e canais sobem, o lixo bóia, os sinais de trânsito falham, carros irregulares enguiçam nas vias, motoqueiros tornam o trânsito um risco enorme, mesmo com seu carro parado e os "ixpertos", sim, sempre eles, que acham que sua pressa é mais importante que a dos demais, começam a fazer suas bandalhas.

Bem, acabo de lever 01:14h para cobrir 2,9 Km, do Edf Acaiaca até minha casa, na Av Boa Viagem, uma avenida RETA e SECA.

Que culpa tem o Prefeito com tudo isto? 
Eu não culpo porque não faria melhor que ele. Eu não culpo porque por intermédio da "leitura útil" analiso os recursos do orçamento, ano após ano, e vejo que seria impossível cuidar de mobilidade urbana e transporte público com o orçamento próximo de UM por cento. Duvido quem faça melhor, de maneira ética e legal. 

Não culpo o Prefeito porque toda e qualquer ação de mitigação dá sérios impactos no meio-ambiente e a "indústria do ambientalismo jurídica" impõe paralizações e sérios impactos de aumento de preços nos projetos, além da muitas mudanças de regras ambientais com os projetos em andamento. O que ele poderia fazer contra o judiciário ambientalista? Quem poderia fazer melhor do que ele?

Eu não culpo o Prefeito porque a sociedade é irresponsável e omissa, pois qualquer mudança na gestão para realocar orçamento requer autorização dos vereadores, em maioria, aqueles mesmos que pedem um "por fora" para aprovar os projetos de interesse do executivo municipal. Onde está o eleitor para coibir isto? Alheio e omisso, como dolorosamente de hábito.

Eu não culpo o Prefeito pois os carros que enguiçam nas ruas, as carroças lentas quando não atolam são frutos da anuência simpática e inclusiva da omissa sociedade que acha que "ele tá defendendo o dele". Ademais eu não culpo o Prefeito, principalmente quando um enorme bando de idiotas de plantão dizem "Falta policiamento nas ruas", esquecendo-se do altíssimo custo que é o policial ou guarda municipal (esse, coitado, não manda em porra nenhuma, pois as bandalhas acontecem na frente deles e eles, por força de lei, não tem "ação coibitiva de Polícia". Eu não culpo o Prefeito por não contratar mais policiais, culpo o irresponsável e egoísta cidadão que trafega com carros com baixa ou nenhuma manutenção e quero que o coitadismo sobre ele se lasque.

Eu não culpo o Prefeito porque sei qua a carga tributária municipal é altíssima e, em função do crescimento inclusivo das classes E, D e C, os problemas de infra-estrutura se agravam com a enorme quantidade de carros e motos que trafegam hoje em dia fruto da facilidade de financiamento, de crédito e da redução de IPI, para que o Brasil "inclusivo" possa fazem com que o cidadão excluído possa ter seu carrinho e sua motinha sem que a cidade tenha capacidade financeira de investir em infra-estrutura.

Eu não culpo o Prefeito porque acho o fim da picada a visão obtusa e linear de muitos que fazem questão de meter o pau e reclamar sem se dar ao trabalho de pesquisar, estudar e interferir junto ao político que elegeu.

Eu não culpo o Prefeito porque não faço a menor idéia de como ele poderia fazer melhor, ou não faço a menor idéia de como se resolvem problemas de base, sem maquiagem, sem qualquer maquiagem em um país com uma sociedad omissa e um governo populista.

Eu não culpo o Prefeito porque procuro ser coerente, para ser coerente eu estudo e leio muito. Eu procuro dar exemplo de cidadania responsável. E cidadãos e eleitores responsáveis procuram descobrir a raiz dos problemas para buscar soluções e não caem na tentação de transformar eleição em irresponsável loteria.

Bem, essa maturidade e a busca do conhecimento, pelo menos, me dão serenidade para enfrentar o caótico trânsito e a certeza de que se alguém me perguntar ou se for abordado por um repórter, não vou falar bobagem.

O populismo da inclusão social sem investimentos em infra-estrutura e sem responsabilidade do eleitor está tornando a vida do cidadão nas grandes cidades uma deplorável aventura diária.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps