quarta-feira, 8 de julho de 2009

O papel dos noticiários na informação e no esclarecimento do cidadão

Sou apenas um cidadão tentando buscar esclarecimento acerca dos fatos da nossa atualidade, todavia deparo-me com fragmentos de notícias sem uma breve análise crítica que, pelo menos, permita uma melhor compreensão da notícia veiculada.

Percebo que os noticiários televisivos, principalmente os da noite, são teatralizados e, via de regra, com notícias negativas ou que não agregam valor. Pelo contrário, nos deixam mais angustiados e com uma sensação de impotência muito presente.

Vejo temas importantes tais como os resultados das rodadas de DOHA, matriz energética brasileira, crise na Bolívia que poderá afetar o fornecimento de gás para nossas regiões sul e sudeste, a exploração e comercialização do pré-sal sendo tratados de forma bastante superficial com análises muito herméticas ou para ciclos muito restritos nos jornais que se dignam a publicar tais opiniões.

Somos um país onde o número de televisores é maior do que o de geladeiras e fogões, e uma miríade de emissoras de rádio, ao lado de um fenomenal número de celulares com o significativo barateamento de linhas telefônicas (perto de 130 milhões). Temos veículos de informação em profusão e uma colossal quantidade de informações que não agregam valor nem esclarecem. Para completar as campanhas eleitorais exploram processos minemônicos para o eleitor se lembrar em gingles ou números fáceis, de votar.

Sinto ser este um problema que precisaria ser melhor discutido. Se os olhos e ouvidos de uma sociedade são os veículos de comunicação, estariam eles cumprindo seu papel? Qual seria, então, o papel a ser desempenhado? Estariam eles cumprindo sua responsabilidade social neste contexto? O cidadão sente-se informado e esclarecido o suficiente para se posicionar ou tomar decisões em sua vida privada ou no trabalho?

Minha impressão é que não e gostaria de conhecer outras opiniões.
Sds
Jefferson Santos

Enviado por JEFFERSON WANDERLEY DOS SANTOS às 21:43
http://www.administradores.com.br/home/jeffersonws/blog/o_papel_dos_noticiarios_na_informacao_e_no_esclarecimento_do_cidadao/1033/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps