segunda-feira, 6 de julho de 2009

O VELHO RELOJOEIRO

Em um subúrbio londrino existia um relojoeiro, já com idade avançada. Trabalhar, para ele, era a razão de sua vida. Ensinar seu ofício era um prazer constante.
Poucos, entretanto, tinham a paciência com a qual ele se dedicava aos relógios de todo o tipo. Seus aprendizes não tinham a mesma abnegação e logo desistiam. Ele já havia consertado muitos relógios ao longo de sua vida.
Certa feita, um rico senhor apareceu em sua modesta lojinha. Com desdém, quase sem disfarçar a repugnância por aquele estabelecimento tão diferente das lojas que ele frequentava, abordou o humilde artesão. “Meu caro senhor! Aqui tenho um relógio muito raro. Ele está com um defeito que, até agora, nenhum especialista, nesta ilha ou fora dela, conseguiu descobrir.” “O que podes fazer?!” “Quanto tempo levarás para consertá-lo?!”
Sem disfarçar sua descrença naquela simplória figura, muito distante de sua casta, o empinado senhor, suavemente, pousou o relógio na mesa da oficina. Já em retirada exclamou: “Outros especialistas levaram muito tempo com ele e nada consertaram! “Espero que não tome muitos dias para descobrir!” “Cuidado!! É uma peça rara!”
Sem nada dizer o velho, calmamente, pegou sua lente monocular, buscou em uma caixa de ferramentas uma haste muito fina e longa. Abriu a raridade e detidamente analisou seu interior. Com firmeza, adentrou a ferramenta por trás das engrenagens antigas e robustas. Alcançou uma haste muito delicada, quase invisível. Recolocou-a no lugar e devolveu o relógio para o impávido aristocrata. “Aí o tens funcionando perfeitamente!”
Ainda sem acreditar no que via, o elegante senhor perdeu a rigidez e quase curvando-se em gratidão exclamou: “Como pode?! Tão rápido!!! Quanto custa?”
Sem titubear o velho respondeu: “São duas mil libras, caro senhor!”
Sem acreditar no que ouvia o petulante cliente exclamou: “Que ultraje!! Tal preço por um trabalho que não durou um minuto!!!”
Sem querelas, o velho tomou delicadamente o relógio do nobre, introduziu a pinça e retirou a haste de seu recanto.
Devolveu a relíquia para o espantado homem: “Toma! Vai procurar quem te faça mais barato!”

Essa estória nos ilustra a segurança e a competência geradas pelo conhecimento agregado com trabalho diligente. O valor cobrado recompensava anos de experiência e dedicação, que permitiram ao mestre corrigir tão rapidamente o defeito.

Ao colocar o relógio na condição original, ele impôs o devido respeito que sua excelência reclamava... Pois sabia que poucos, ou mesmo ninguém, poderia resolver o problema sem danificar a raridade.

Como toda fábula, essa traduz-nos verdades simples, colhidas de experiências vivenciadas. Quantos relógios você já consertou em sua carreira?!?! Quais deles eram raridades?!?! Pense sempre nessa fábula!!!

Jefferson Santos jeffersonwsantos@gmail.com
Postado originalmente em 04 de outubro de 2004 às 13:19
http://www.administradores.com.br/artigos/o_velho_relojoeiro/10187/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps