quarta-feira, 20 de março de 2013

Alienação


Eu sei que cada um tem o direito de se manifestar como bem entender, todavia creio ser, também, meu direito de opinar sobre o que vejo.


O que me assombra é como estamos em crise econômica (apagão de mão-de-obra; crise de abastecimento de alimentos, seca, crise no abastecimento e tratamento de água, crise na indústria, guerra fiscal entre estados, crise nos portos, baixa exportação, aumento de importação de produtos faturados (gerando desemprego) pré-sal, mobilidade urbana caótica, enchentes, violência urbana, redução de investimentos estrangeiros, baixa poupança interna, , etc etc e mais etc) crise social (movimentos de diversidade de gênero;  mais um vexame no ENEM e na educação como um todo, violência urbana, crise na segurança pública, etc etc etc) e a aprovação da presidente chega a 63% e o que mais vejo nas publicações no Facebook de meus mais de 3 000 contatos são platitudes, animaiszinhos indefesos, posts de mensagens zen "tudaver" e uma miríade de veículos e mensagens da mais pura e genuína alienação. 

Reconheço, repito, o direito de cada um postar o que bem entender, mas também sinto-me no direito, quando não na obrigação, mas será que não há nenhum sentimento, lá no fundo, de constrangimento em demonstrar tanta alienação em um espaço onde a publicação desses posts expõe, sobremaneira, o que a pessoa pensa, se porta e seu nível de consciência? Será que teremos, eternamente, a avidez de buscar a fuga da realidade? Eu me recuso a assistir televisão, mas alguns de meus contatos trazem a porra da novela para o Facebook, o futebol, o BBB, o UFC. Será que haverá a possibilidade, nesta lamentável sociedade, de se ter um veículo de propagação de idéias e volores que prestem? Será que todo este investimento em tecnologia sempre nos servirá para usar de modo que  agregue valor para o desenvolvimento de nossa sociedade?  Estaremos, sempre buscando coisas leves, fagueiras, "tudaver" e virar as costas à nossa responsabilidade de ação, difusão, divulgação, busca de soluções para diminuir a violência urbana, as drogas e violência gratuita, no trânsito, nas escolas, nos lares? Será este, em nossa sociedade, o objetivo final de se melhorar de condições financeiras e de vida? Para se falar abobrinhas?

Será que fomos acometidos de uma grave pandemia de abulia intelectual? Quando é que esta sociedade irá olhar de frente seus graves problemas? Quando?!?!?
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps