O que mais me intriga é como tivemos acesso farto à informação e à formação e em pelo terceiro ano da segunda década do século XXI ainda nos deparamos com este quadro.
Amigos, 236 milhões de linhas de celular, 60% dos integrantes da parcela economicamente ativa com acesso a internet, 95% das residências no país com televisores, 98% com rádios... enfim, o que falta para para melhorar a formação sofrível e deplorável dos professores?
Trava na educação
HÉLIO SCHWARTSMAN
FOLHA DE SP
A notícia de que a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo está convocando para atuar como professores temporários docentes que não conseguiram acertar nem a metade das questões do último processo seletivo da pasta tem duplo significado.
Em primeiro lugar, é bem-vinda a admissão, pelas autoridades educacionais, de que a realidade existe. Quando o modelo de teste para temporários foi introduzido, em 2009, a secretaria dizia que a prova seria eliminatória; agora a classifica como "classificatória".
Não é preciso ser nenhum mestre do empirismo para constatar que o salário e as condições de trabalho oferecidos às pessoas incumbidas de educar as próximas gerações de paulistas não estão atraindo multidões. Como, por definição, o Estado só pode contratar quem está disposto a aceitar o cargo, a utilização dos "reprovados" torna-se uma necessidade prática. A alternativa seria deixar milhares de alunos sem determinadas aulas, o que é provavelmente pior do que ter um mau professor.
A segunda mensagem é mais inquietante: dos 139 mil temporários que se submeteram ao último exame, no fim de 2012, 39 mil (28%) tiveram um desempenho ruim, acertando menos de 50% das questões, que, vale observar, não visavam a selecionar Prêmios Nobel. São pessoas que já atuavam no sistema e nele deverão permanecer. Mais do que isso, é gente formada pelo sistema.
Considerando que existe um grande corpo de pesquisas em educação mostrando que o nível do professor é uma das mais importantes, se não a principal, variável a impactar na excelência do ensino, nós chegamos a um ponto em que a má qualidade do sistema se tornou sua própria trava.
Sair dessa armadilha não é trivial e exige tempo. O horizonte é o de gerações, não administrações. O que preocupa, porém, é que não se percebe nas autoridades atitudes resolutas para começar a reverter o quadro.
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