segunda-feira, 22 de abril de 2013

Obsolescência programada



Você já ouviu falar na Obsolescência Programada? Não?!?! 

Entendo, perfeitamente, que nosso país não tem trabalho e ocupação laboral para todos. Também entendo a nescessidade, cada vez mais crescente, de haver fontes de arrecadação de impostos, tributos e tarifas, pois somos um país caro, notadamente sob nossos programas assistencialistas.

Contudo acredito que tudo deva ter seu limite, pelo menos um dia, para que possamos sonhar com uma sociedade mais justa e sustentável.

Já venho sofrendo o estresse  nos últimos meses. Em particular, somente neste mês de abril, quatro produtos com menos de dois mostraram problemas: Um freezer, uma máquina de lavar roupas, um ar-condicionado e um computador desktop.

As lojas praticamente lhe "empurram" uma estensão de garantia. Seria uma "compra casada"?!?! Talvez não chegue neste nível em função da real necessidade que temos, pois os produtos estão com elevado nível de perecibilidade, ou seja, você compra e pouco mais de um ano de uso começam a surgir problemas técnicos.  Ademais, se não houver boa recuperação, as empresas que lhe concedem tal garantia arbitram o baixo valor pelo qual, eventualmente, pagarão pelo seu bem em ressarcimento dos danos.

Já mensuraram o tempo que se perde além dos requisitos para se ter um técnico, dentro da garantia estendida? E o tempo de reposição de peças que, dificilmente, encontram-se em estoque para reposição rápida e oportuna. Considere uma geladeira, um freezer, um fogão ou máquina de lavar louça de família com crianças.

Pelo impulso com apoio do governo em baixas tarifas e reduções de impostos (linha branca, marron, etc) há o que se refletir na hora da compra.

Assim, o importante a ser considerado, em uma compra com preços baixos, notadamente da linha branca ou de informática, procure saber a qualidade da assistência técnica, sua prestatividade e a eficiência dos profissionais que ela envia para resolver seus problemas. O barato de uma oferta, via de regra, lhe sairá caro.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps