domingo, 19 de maio de 2013

"Entradas e Bandeiras", a necessária descentralização industrial.

Descentralização da industrialização brasileira.

Penso ser a única alternativa para nossa sociedade. 
Precisamos esvaziar as grandes e médias cidades, precisamos ter a acessibilidade urbana de volta. Precisamos de menos pessoas nas cidades.

Com menos pessoas melhoraremos a mobilidade urbana (transporte urbano, circulação de transeuntes e veículos de menor impacto e volume). O lixo nas ruas será diminuído sensivelmente e com ele melhorar-se-á o saneamento público (reduz-se, também, a quantidade de catadores e moradores de rua). Com este saneamento melhorado reduz-se a incidência de epidemias e reduz-se o gasto com saúde pública e privada.

Melhorando-se o saneamento e a saúde melhora-se o desempenho escolar e permite-se mais acesso a postos de trabalho de qualidade.

Melhorando-se a educação reduz-se a desocupação, reduzindo-se a desocupação melhora-se, substancialmente, a segurança pública.


Todos fatores acima melhorados contribuem para a redução de recursos públicos para ampliação e manutenção de serviços (meios, pessoal e logísitica). Os recursos podem ser empregados em investimentos.

Precisamos voltar a interiorizar o país, novas "Entradas e Bandeiras". O retorno das "cidades âncoras dos presidentes militares" -feitas por governadores e prefeitos civis.


A sociedade precisa se informar mais e com qualidade para não cair no canto da sereia do "ambientalismo predatório", aquele que empata nosso desenvolvimento. O projeto de novas residências estão inchando as periferias de grandes e médias cidades e não estará melhorando ao atual e caótico cenário que hoje vivemos. 

Interiorizar significa estradas abertas, linhas de transmissão de energia, ampliação de estrutura de tecnologia, ampliação de redes de esgotos, construção de novas residências, etc.

Com esta infra-estrutura a indústria se descentraliza para fora dos centros e arredores de grandes cidades se interioriza. O comércio se desenvolve para atender a essa indústria. Os serviços se ampliam, fortalecem e geram empregos e ocupação. O cidadão não tem que fugir de sua triste sina e dificuldades para engordar os bolsões marginais das grandes cidades e ir para as ruas para "defender o seu e de sua família" colocando em risco os demais.

Interiorização da industrialização será nossa saída. Pense nisto.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps