O Senador já foi Min da Educação e Reitor da UNB. Ele, também como economista, entende a gravidade do problema e a amplitude, intensidade e abrangência das ações a serem adotadas ao longo dos 5 565 municípios brasileiros.
Claro está que se a sociedade se mantiver na mesma postura passiva, nenhuma das sugestões lograrão êxito. Para mim a Educação no Brasil não melhora porque a sociedade, como um todo, não se preocupa em se mobilizar para tal.
Superação do atraso
CRISTOVAM BUARQUE
GAZETA DO POVO - PR
Em 1961, os EUA definiram a meta de enviar um homem à lua no prazo de 10 anos. Passados 52 anos, o governo brasileiro definiu a meta de alfabetizar suas crianças de 8 anos até 2022. Talvez nada demonstre mais o nosso atraso do que a diferença entre essas duas metas. E o governo comemora com fanfarras, ao invés de pedir desculpas pelo atraso do Brasil.
Nessa segunda década do século 21, os países que desejam estar sintonizados com o futuro têm como metas, entre outras, a conquista do espaço, o entendimento das ciências biológicas, o desenvolvimento de técnicas nas telecomunicações, a implantação de sistemas industriais sintonizados com os avanços técnicos.
Fica impossível imaginar uma sociedade do conhecimento sem centros de pesquisa e um amplo sistema universitário com qualidade. Isso só é possível se a educação de base for de alta qualidade para todos. E isso é impossível sem a alfabetização universal e completa em idades precoces, que garantam não apenas o controle dos códigos alfabéticos, mas também leitura e domínio das bases da matemática. Na economia do conhecimento, nenhuma sociedade pode deixar de desenvolver o potencial do cérebro de cada um de seus habitantes desde os primeiros anos, desde a alfabetização.
Mas não é isso o que vem acontecendo com o Brasil. Ao não universalizar a educação completa, o país tapa poços de conhecimento. Igualmente atrasado é o caminho usado para enfrentar o problema da deseducação com o velho truque publicitário: um pacto entre partes incapazes de levar a meta adiante. Imagine os EUA fazendo um pacto entre seus estados para ver qual deles chegaria à lua, ao invés de usar a Nasa federal.
Se o Brasil deseja recuperar seu atraso, deve definir metas nacionais ambiciosas: todas as crianças na escola em horário integral, com professores muito bem preparados e dedicados, o que exige elevados salários, em escolas com os mais modernos equipamentos pedagógicos, em todo o território nacional, desde os mais ricos aos mais pobres municípios, atendendo igualmente as crianças mais ricas e as mais pobres.
Isso não se consegue por meio de pactos ilusórios, assinados sem qualquer compromisso real das partes, especialmente entre partes tão desiguais, que levam os pactos a parecerem caricaturas. A única maneira de recuperar os séculos perdidos no passado para dar o salto que o Brasil precisa no futuro é envolver diretamente a União na implantação de um novo sistema educacional para, ao longo de poucos anos, substituir o atual sistema estadual e municipal por um sistema federal. Isso exige mais do que um pacto ilusório. Exige uma espécie de federalização da responsabilidade e da construção do novo sistema educacional.
Salvo três universidades mantidas pelo estado mais rico do país – São Paulo –, todas as realizações brasileiras ocorreram por meio de projetos federais. Foi assim na energia, nas rodovias, nos portos e mesmo na educação, nas nossas universidades e escolas de educação de base federais, além de institutos como o ITA.
O Brasil não dará o salto educacional, e sem este não haverá os outros, sem um governo federal que empolgue o país com a meta de, em 20 ou 30 anos, ter uma educação de qualidade comparável à dos países mais educados do mundo. Isso é possível e é preciso.
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A meu ver, o autor do artigo toca num ponto crucial. A questão do papel do Estado brasileiro como promotor de políticas de amplitude nacional. Embora devamos reconhecer como não totalmente desejável, o protagonismo do Governo Federal no Brasil é algo (quase) inarredável, pois um tanto distante da ideia de uma federação de estados o País assemelha-se a um Estado Unitário, devido à proeminência histórica de seu Governo central sobre o conjunto da Sociedade nacional, inalterada mesmo com a proclamação da república. Poder-se-ia dizer, “o Império permaneceu entre nós.”Então, mantendo-se a premissa e considerando-se que a Cidadania possa conduzir à mesma visão da importância e urgência desse salto educacional, vale a pena questionar o que nos falta, a rigor, o que falta ou em que diverge o Governo federal para que a Sociedade brasileira tenha essa reforma. Creio que não estaríamos errados em pensar que o Governo federal tem a mesma visão de importância e urgência acerca do assunto, mas que haja uma divergência atualmente mais profunda, ideológica, delineando um momento que não o empolga para a ação, talvez por considerar que lhe faltem as “condições objetivas” para atingir os seus propósitos. Isso também pode ser algo preocupante, mas alentador (ou vice-versa)!
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