domingo, 6 de setembro de 2009

A cabeça do brasileiro

Uma das finalidades de postar este email que recebi foi o de tê-lo, em fácil acesso, quando precisar a ele me referir.

A cabeça do Brasileiro de Alberto Almeida

Outro motivo é o de revê-lo e procurar entender como é nossa idiossincrasia e nossa dificuldade de se viver o “coletivo”. Somos, em essência, individualistas em nossa vivência de cidadania e esta característica é muito reforçada, em meu entender, pela Constituição de 1988.

Se quisermos entender se vamos nos igualar à China e Índia em termos de perspectivas de desenvolvimento econômico como emergentes precisamos, necessariamente, refletir o como aquelas sociedades vivem a cidadania e sua preocupação com o coletivo, o desenvolvimento social e econômico coletivo, não só do entorno imediato de um grupo qualquer mas do bairro, da região e do país como um todo.

Estou lendo um livro interessante do cientista político Alberto Carlos de Almeida “A cabeça do brasileiro” mostra, de forma científica, como paradigmas acerca do nosso modo bonachão e simpático de viver a vida nem sempre se verifica nas diversas regiões do país.

Acredito que, a partir do entendimento de como somos díspares em termos de visão integrada de sociedade, valores e país é que podemos buscar soluções que se encaixam em nossa forma de viver a cidadania.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps