sexta-feira, 28 de junho de 2013

Querido e saudoso amigo Joel.




Muito me sensibilizei com sua msg hoje dando conta da ausência de minhas opiniões no espaço da nossa turma 75. Confesso a você que, ali, joguei a toalha. 
Eu tenho me manifestado do Face, a pedido de minha querida afilhada, ansiosa em entender todo este turmoil convertido em riot de ruas. Acredito que apenas mais um outro sobrinho se interesse, em respeito apenas a, ao menos, abrir algo que posto. Dessa forma optei em me manifestar nos "bilhetes para meus queridos sobrinhos". Uma forma de repassar, informalmente, o que observei nos últimos vinte anos de pesquisa e observação mais aprofundada da complexa vida brasileira. Neste espaço tenho usado outro jargão, uma vez que os que postava no nosso mailling group não pareciam demover ninguém da inexorável pasmaceira: "Não esperem entender um país complexo como o Brasil nos intervalos das novelas e jogos de futebol". Enfim, mais do mesmo que venho enchendo o saco dos mais chegados nos últimos anos.
Vinha, ao longo dos últimos dez anos, conclamando os colegas que aderiam a nosso e-group uma participação mais objetiva, uma vez que somos cinquentões, todos com cargos de relevância em nosso meio social e com uma notável capacidade de influenciar outrem. Todavia, os papos risíveis e cheios de platitude e a, inexorável e contumaz sacanagem na qual qualquer assunto de relevência que, por mim, era tratado pelos que, ao menos, tinham saco de perder seus preciosos cinco minutos de exposição junto àqueles que consideramos "família" além de amigos. De fato, a textura e resistência da dilatação do tecido escrotal aumentou a tal ponto que a resistência mecânica do músculo cremastérico não pode conter a inflagem natural do legítimo "saco cheio", daí ter achado melhor respeitar mais a mim, do que os demais, e passei a pontuar breves opiniões no Face, local onde já considero um retiro sabático.
Enfim, caro amigo, em nome de nossa amizade e respeito responder-lhe-ei da mesma forma que venho fazendo a meus, supostos, dois sobrinhos que, pelo menos, em tese, estão lendo minhas vãs divagações.
Antes, porém, gostaria de repisar o que venho falando a desde o início das breves missivas: "É impressionante como o PT e governo petista manipulam bem a sociedade, incrível, principalmente nestes últimos turmoils de rua." Claro está que a expressiva quantidade de leitores acha isto um absurdo. 
Senão vejamos os motivos pelos quais ainda não abandono esta opinião: O governo, uma vez mais, está manipulando a emoção de uma sociedade que vive sua democracia participativa mais com o coração do que com o cérebro.
Começaria com os vários avisos que dei acerca da atenção exacerbada dos politicamente corretos e "querentes em ficar bem na foto" expuseram-se contra o deputado-pastor em sua presidência da Comissão de DH. Já ali a minipulação, para quem acompanha com atenção a vida política nacional e não as novelas, estava flagrante, posto que o deputado-pastor não só era simpatizante da presidente como foi chamado no momento que ela decaía nas intensões de votos entre a comunidade evangélia ao defender, em campanha, o aborto. Ele liderou uma reviravolta e ela é presidente. Aí, indicado pela esmagadora maioria de partidos que compõem a base aliada ao governo, ele é indicado a presidir a Com Dir Humanos. Que coincidência, lhes alertei, ao mesmo tempo que ressaltava a discretíssima nomeação de João Paulo e Genoíno para a CCJ. E, acessando as páginas do Senado.gov e Camara.gov, conheci as PEC 33 e 37. Bem, avisei no email da turma mas nosso colega, especialista em desqualificar minhas colocações, extrurjou um profético e de profundo senso de filosofia "nadaver". Aí, por não encontrar estofo edesinteresse dos demais, desisti. Aqui no Face, a mesma coisa aconteceu e, surpreendentemente, agora, pululam avisos e posts revoltados contra algo que era líquido e certo. Manipulação que teve como alvo aqueles que se importam muito mais com minorias e animais do que com coisas sérias para a Nação, tanto reconhecem que é mais sério que vejo agora as "revoltas" por ser um tema que "virou um lugar comum" e, portanto, passível de se ter algumas manifestações enquadradas na categoria do politicamente certo e bem na foto.
Bem, eis que surge um movimento "inédito" para expressiva quantidade de brasileiros, o MPL. A memória curta de uma sociedade pouco habituada a leitura se reflete por intermédio do alerta de Carlos Brickmann
"Tudo começou como um movimento de extrema esquerda: na primeira passeata em São Paulo, militantes do MPL, PSTU, PSOL e PCO, com bandeiras, estavam à frente, bloqueando a Avenida Paulista.
O MPL, Movimento Passe Livre, foi criado pelo Fórum Social Mundial, organização assumidamente de esquerda, na reunião de 2005.
O domínio de Internet usado pelo MPL pertence a uma ONG próxima ao PT, Alquimídia, que recebe recursos da Petrobras e do Ministério da Cultura e até o início das passeatas trazia no site os símbolos governamentais." Lembra-se que na época, em emails da turma eu chamei este Fórum de "Summit dos Apedeutas"?!?! Pois é, já naquela época, após os vários avisos por ocasião da febre mental coletiva que se abateu no povo brasileiro ao aceitar o "Lulinha Paz e Amor" de sua primeira campanha a presidência. Uma vez mais, uma grassante e grotesta manipulação petista para se atirar o foco não na prefeitura petista, mas sim no governo por intermédio da "inseguraça pública". Isto, também, alertei sistematicamente meus contatos com meus posts, uma vez mais, não entendidos. Ressaltei-lhes que somente o PT e sindicatos a eles ligados é que tinham AMPLA experiência em mobilizações e que, JAMAIS, uma sociedada, até então, anômala e abúlica poderia se mobilizar de forma tão logisticamente organizada. Claro está que sem ONG e sindicatos na articulação as cidades não agiriam com tanta concomitância organizada. 
Enfim, assim como lhes alertei nos emails da turma, também o fiz no Face alertando para a candidatura do atual Min da Saúde, Padilha e Lindinhoberg Faria ao governo carioca. Neste particular relembro ter reconhecido a incrível e inigualável capacidade de manipulação das massas por parte de Lula que conseguiu abraçar um burguesinho da zona sul carioca para ser prefeito da segunda maior cidade do RJ, Nova Iguaçu. Ele não só ganhou como deu uma verdadeira coça nos antigos caciques fluminenses elegendo-se, em primeiro turno com mais votos que aqueles somados. E em São Paulo, goela abaixo, um ilustre desconhecido como adm público, Haddad. Há de se convir que Lula, de fato, é foda, há de se tirar o chapéu para ele. Ademais creio que ele apostou alto nas duas sociedades que, historicamente, não levam eleições muito sério, elegendo um rinoceronte como vereador e palhaço como deputado de maior votação histórica na nação, e no Rio, emplacou como senador, o Lindinhoberg Faria, a sociedade carioca elegeu um macaco como vereador além de Juruna, Carlos Imperial e outros próceres da mais profunda e absoluta nulidade representativa social séria. By the way, continuo apostando que tanto Padilha e Lingberg serão os novos governadores. Os motivos lhes falei na página da turma e repeti aqui: RJ e SP serão os estados na Am Latina que concentrarão a maior quantidade de investimentos estrangeiros nos próximos dez anos, e como o governador é o preposto federal da contra partida, jamais o PT deixará uma assinatura daqueles contratos nas mãos do PMDB e PSDB.
Na turma, e não no Face, também entendi ser uma manobra sutil para desqualificar Dilma e relançar Lula como o principal articulador político, pois a ignara ainda insiste que quem elege e mantém o PT no poder é o Bolsa Família.
Outro ponto é o congresso do Foro de São Paulo, que há anos venho alertando os colegas e contatos e a reunião dar-se-á, em SP, no mês que vem. Ainda assim, tal importante Foro ainda é um ilustre desconhecido para a sociedade, apesar da altíssima capacidade de dano social que eles e a UNASUL nos causarão ao embalo de músicas e gingles "de esquerda cult e politicamente correta". Lembra-me aquele filminho visto na EPCAR, em nossa tenra juventude, do pintinho piando, piando, piando e caminhando, candidamente, para a boca aberta da serpente. É como hoje estamos.
Por fim, caro amigo, também alertei ambos lados acerca da Economia da Felicidade, inaugurada por Dilma (falei nisto uma PORRADA de vezes) e que tem uma comissão, muito discreta, querendo estimular plesbicitos ao invés de votação formal no país, ou seja, depois do STF, será a vez do TSE. O primeiro plesbicito será lançado para se refazer a grande cagada que redundou em nossa Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 onde uma cacetada de incompetentes foi eleita como deputado e senador constituinte e restou uma constituição confusa, anuente, que até hoje tem uma esmagadora quantidade de leis ainda sem ferramentas de aplicação, formal, votadas, e que dá ao cidadão uma enorme força de preservação de seus "inalienáveis" direitos individuais e absolutamente nenhuma responsabilidade. Daí a paulatina e inexorável construção da atual zona que vivemos. Ademais, cá prá nós querido e saudoso amigo, você acha que, realmente, o cidadão brasileiro, até então absolutamente avesso a entender de política, responderá um plesbicito de forma madura, responsável e coerente, sem entender absolutamente PORRA NENHUMA do que está acontecendo a sua volta?!?!? Fala sério, fala sério!!
Enfim, caro amigo, os articulistas que ganham o triplo que eu dando opiniões vagas e politicamente corretas na televisão acham que foi expontâneo e que não houve interferência partidária. Eu insisto ser manipulação pelos motivos acima elencados.
Enfim, amigo, como ninguém neste país, dá atenção a velho ou aceita sua experiência de vida e formação, confesso que venho perdendo o saco de, até, perder meu tempo no Face. Ainda mais depois de apanhar no simulador de vôo em SP onde o moral dá bem baixo 
É isso pêxe, entrei em meu sabático na turma, não sei se volto a lá me manifestar. Quem sabe o que penso já conhece o endereço do blog. Aliás venho, há anos, ressaltando que o importante é ler os artigos que seleciono de gente melhor preparada que eu, ao invés de ler o que escrevo.
Por fim, amigo, só vou levar a sério este "levante" nacional se as páginas do Senado.gov ou Camara.gov passarem a ser alvo de visita regular dos recentes "politicamente esclarecidos". Como acho isto muito improvável de acontecer, não me surpreenderei com uma colossal substituição de seis por meia-dúzia no congresso em 2014.
Como diria aquele socialite "intelectual" carioca, bem ao nível de nossa turma: "Ademã de leve, tô vazando!!"
Fortíssimo e saudoso abraço, querido amigo Joel.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps