sexta-feira, 28 de junho de 2013

Royalties do Pré-sal




Meus queridos sobrinhos. 

Estou, deveras, feliz com o despertar do gigante adormecido. Todavia, ainda parece-me um "quê" de sonolento, confuso e de passos trôpegos em direção ao banheiro, dado o entusiasmo com as "promessas" e decisões adotadas por um Congresso nas mãos, pelo garrote dos repasses orçamentários, da presidente e do PT.

Infelizmente, contudo, neste nível tenho que falar, inevitavelmente, em política de partidos, o que não gosto. A questão é que a manipulação elevou-se das ruas para a mídia e Congresso.
Assim, vamos por parte "fatiar o gorila" para ver se conseguimos entender o que estão, efuzivamente, prometendo.
Reza a notícia hoje:

"Em "agenda positiva", Câmara destina 75% dos royalties para educação e 25% para saúde"


http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/06/1301477-camara-aprova-royalties-do-petroleo-para-a-educacao.shtml

Que lindinho, não?! Aqueles engravatados senhores devem ter dito assim: "Mandamo uma para ficar bem na foto e apaziguar os ânimos e vamo correr para o marketeito e descobrir como, ainda, conseguiremos ficar bem na foto para a reeleição ano que vem!!"

Então vamos lá:
Diz a notícia: 

"Produção de petróleo no pré-sal deve superar 1 milhão de barris em 2017" 

http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2013/03/producao-de-petroleo-no-pre-sal-deve-superar-1-milhao-de-barris-em-2017.html


Lááá em 2017. Sabem o motivo? Porque a extração é difícil pra cacete, não há tecnologia, no mundo, para fazê-la no volume e intensidade programados para a colossal "oferta", tampouco temos INFRA-ESTRUTURA, ainda, que aguente tal produção.

Ademais, nossa atual produção diária é de 1,85 BILHÕES atualmente, ou seja, uma plataforminha merreca, hoje, diariamente, já produz muito mais do que o navio principal que, ainda, não saiu do porto do SUAPE, irá produzir em 2017!!

Veja-se na notícia abaixo:

http://exame.abril.com.br/economia/noticias/producao-diaria-de-petroleo-em-marco-caiu-8-2


Desculpe-me insistir na premissa, entretanto ser-lhes-á muuuuito difícil querer entender o Brasil nos intervalos das novelas e após um sono profundíssimo depois de uma festa rave da pesada. Daí a metáfora do "fatiar o gorila" para comê-lo aos poucos.

Queridos, exultai-vos, todavia, com os pés no chão!!
Bjs
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps