sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Considerações sobre o tráfego aéreo no mundo em 24hs.

Antes de abrir o vídeo anexo convido-os a uma reflexão acerca do que verão. Trata-se do tráfego aéreo, em simulação gráfica, no mundo no interregno de 24 hs.

Riqueza, acumulação de riqueza e, sobretudo, desenvolvimento, ao longo da História deu-se por intermédio de vias de comércio. Hoje o segmento, ou modal de transporte, que melhor representa tal porte é o aéreo, ainda que o comércio marítimo se dê em volume maior em termos de cargas.

Onde há aeroportos há infra-estrutura, estradas, logística de escoamento de produtos, armazenamento, energia elétrica, telecomunicações e saneamento.

Pode-se ver que o volume de tráfego, mesmo à noite, é muito superior nos EUA do que na Europa ou mesmo na Ásia. Esta tem em menor volume, também, comparando-se com a Europa.

A propósito da discussão acerca dos emergentes denominados BRIC: Brasil, Rússia, China e Índia podemos nos lembrar, por intermédio do gráfico, dos países componentes do G7, pois mesmo que a Rússia tenha enormes jazidas de gás, petróleo e carvão, seu volume de negócios é menor que os demais daquele grupo.

Visualizando a expressiva maioria do movimento aéreo na América do Norte, podemos entender porque os EUA consomem, aproximadamente, 40% dos bens e produtos do mundo. Apesar disso devemos, também, entender o quão dependente da UE e Ásia eles são.

Vemos a China com uma topografia que dificulta não só o escoamento de produtos e serviços como também volume de aeroportos. Assim também se comporta a Índia. Dessa forma, particularmente, não acredito que em 2025 ou 2030 elas ou a China sozinha venham a ultrapassar os EUA em geração de comércio, mercado e PIB.

Um fator importante na geopolítica é a capacidade e interiorização e integração que um país possa ter com seu território para se consolidar como Nação.
Enfim, uma boa contemplada cheia de perguntas pode trazer outros olhares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps