terça-feira, 18 de agosto de 2009

E a Vaca foi para o Brejo

Gosto de repensar antigas fábulas e adaptá-las para nosso dia a dia corporativo.
Essa estorieta para mim serve de reflexão acerca do que podemos fazer para melhorar nossa carreira e nossa vida.

E a Vaca foi para o Brejo

Quando a China era potência mundial, nos séculos XII e XIII, temida em todos os recantos descobertos do mundo, havia entre seus habitantes o salutar hábito de ouvir os mestres. Havia, por sinal, muitos bons mestres que escolhiam seus melhores discípulos e com eles iniciavam grandes jornadas de reflexão e aprendizado que hoje conhece-se como “sabáticos”.

Mestre Y-chan estava com dois de seus melhores discípulos viajando pelo interior do país, talvez mostrando a potencialidade da terra, dos pastos, do povo. Já havia feito o mesmo percurso.

Um dia, já ao anoitecer, deparou com uma cabana, grande, confortável, próxima a um desfiladeiro com uma vista deslumbrante. A vegetação em volta era linda, com flores variadas, algumas raras, e a terra de ótima qualidade. Além do mais, era passagem obrigatória de vários viajantes daquela região.

Bateu à porta e o mesmo dono, que anos antes, em sua viagem o havia acolhido junto a seu mestre, veio receber-lhes. Novamente deu a todos comida e pousada.

Muito observador e sagaz o mestre percebeu que pouca coisa mudara, a não ser o grande número de crianças e jovens, filhos e netos do proprietário, que agora dividia a penúria.

Voltando-se para o dono, perguntou em voz alta para que seus discípulos ouvissem: “Meu bom e honrado homem, o senhor é feliz?!?!?”. “Claro! “, respondeu o proprietário, “Tenho tudo o que quero, conforto, comida e família adorável!”. “E quem lhe provê tudo isso?”, continuou o mestre. “Minha vaquinha lá fora. Dela eu tiro o leite o queijo. Também faço o pão do trigo da pequena lavoura atrás da casa. Tenho tudo o que quero e vivo feliz.”

A conversa seguiu agradável noite adentro. Antes de o sol raiar, o mestre e os discípulos saíram sem acordar os bondosos anfitriões. O mestre, após afastar-se um pouco da casa ordena a seus discípulos: “Vão até a manjedoura, tirem de lá a vaca e joguem-na no desfiladeiro! “. Ante ao espanto e incredulidade dos alferes, o mestre insistiu: “Vão e façam como digo!”. Linda vaquinha gemeu, enquanto rolava ribanceira abaixo, indo literalmente para o brejo ao fim da ribanceira. Após o repugnante feito, todos seguiram o caminho, os discípulos silenciosos, questionando a dignidade, sapiência e tudo o que de bom já haviam absorvido do mestre.

Dois anos se passaram até o retorno dos viajantes, seguindo pelo mesmo caminho, quando próximos a antiga morada depararam-se com uma hospedaria e vários pequenos estabelecimentos a volta. Na borda do desfiladeiro havia um mirante, com local para refeições, espaço para meditação e diversão para crianças.

Novamente o mestre pediu abrigo e novamente o bom homem o atendeu, lamentando ter que colocá-los em instalações improvisadas, posto que todos os quartos da hospedaria que substituiu a choupana estavam ocupados.

“O que houve, bom homem? Quantas mudanças?!?!?, perguntou o mestre. “Há meu bom senhor, alguém jogou minha vaquinha no desfiladeiro, nossa, então fonte de alimento e conforto. Fiquei arrasado, quis me suicidar. Então em preces ao Senhor ele me fez olhar para o que tinha. Coloquei todos para trabalhar, comecei a cobrar pelo alimento e pousada. Com o tempo, comecei a atender todas as necessidades dos viajantes e hoje tenho este próspero comércio, com todos os meus filhos e netos empregados. “. E para espanto dos discípulos prosseguiu: “Pode parecer estranho, mas hoje agradeço a quem empurrou minha vaquinha para o brejo. De outra forma estaria passando sérias necessidades.”
“Pensar o impensável, sair da comodidade e segurança, ter confiança em si e ousar...inovar....fazer bem e diferente aquilo que VOCÊ faz todos os dias....abrir novos horizontes e, sobretudo, ter confiança em si e nas ferramentas que você dispõe.

Quebre seus paradigmas, jogue sua vaquinha no brejo e ...boa sorte!!”

2 comentários:

  1. Boa noite Jefferson.
    Amigão: estou adorando, mas esta eu amei!
    Beijos para a familia.
    Kátia.

    ResponderExcluir
  2. gosto muito dessa fábula
    faz pensar que se não fizermos nada de diferente, nada de diferente vai acontecer

    abraço!

    ResponderExcluir

GEOMAPS


celulares

ClustMaps