quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O nosso cenário externo imediato

Amigos, por alguma razão a preocupação com as bases americanas em território colombiano está sendo mantida na mídia em doses homeopáticas. Ainda não consegui entender a matriz da linha editorial e quando decifrar lhes comento.
Gostaria de lhes dizer que, aos poucos, estou analisando notícias que venham a possibilitar a análise de um cenário maior.
Há fatores intervenientes que dizem respeito à dificuldade de alguns países em saldar dívidas com investidores dentre eles, inclusive, a Venezuela que está sentada sobre um berço de petróleo mas com sérios problemas de desenvolvimento.
A crise está evidenciando o problema das remessas de imigrantes de todos os países do hemisfério ocidental a partir dos EUA. Em alguns casos como o da Nicarágua e Honduras, países pobres em riquezas naturais, esses remessas de dólares para parentes representam, até, 30% do PIB. Vocês têm idéia do que é ter um terço da riqueza de um país dependente de dinheiro vindo de familiares?
Outro problema que se evidenciou depois do caso de Honduras são as Maras e Pandilhas, guangues de rua perigosíssimas que dominam, principalmente, as regiões de difícil acesso dos países da América Central, principalmente Nicarágua, EL Salvador e Honduras. Visitei os dois últimos e tive contato com o flagelo que é essa realidade que faz nosso crime organizado parecer coisa de criança.
Bem, oportunamente falarei mais sobre esses tópicos.
Abraços
Jefferson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps