domingo, 23 de agosto de 2009

Para pensar...e daí??

Amigos não gosto muito de enviar msgs do tipo "para pensar ou para refletir", contudo não achei maneira mais oportuna para enviar este comentário.

Tendo em vista a indignação com o que ocorreu, recentemente, no cenário político, inicio um pretenso debate com alguns pontos: Em recente pesquisa do IBOPE com cidadãos normais 70% declarou que já praticou algo anti-ético e 75% declarou que praticaria algum ato de corrupção se tivessem chance.

O Relatório de Pesquisa Político e Social conduzido pela USP e UFF dá conta de que mais de 50% dos cidadãos não veem distinção entre jeitinho, favorecimento e corrupção.

Dessa massa amigos, saem os políticos. Houve uma surpreendente renovação de cidadãos desde a Constuição 1988 para cá, nas três esferas, municipal, estadual e federal. E o que melhorou?

O que esperamos que venha melhorar? O que é "saber votar?"
Como se vota bem em uma pessoa que não conhecemos bem, não temos a menor idéia de como ela irar fulgurar, agindo ou incentivando modificações em modelos que consideramos anacrônicos se a deixamos sozinha logo após a votação?

Se o nosso imaginário herói é o Procurador, pois não temos o hábito de nos envolvermos diretamente em problemas públicos, sequer em reuniões de condomínios, como vamos querer mudanças quando os eleitos sabem que não os acompanharemos por quatro anos?

Gostaria de ter uma resposta.

Um comentário:

  1. Sendo bem sincero e sensato, não sou de acompanhar o quadro político de nosso país, porém quando o assunto é eleição procuro ao menos pesquisar o mínimo sobre o político que devo votar. Como cidadão brasileiro esse é o meu dever para poder melhorar esse o atual quadro politico do nossso Brasil. Como foi mencionado na citada pesquisa por você Jefferson, que tem 75% da pesquisa de pessoas que se tivessem chance praticariam um ato corrupto. É lamentável, mas esperado se for analisado a cultura do nosso país, levado sempre pelo famoso jeitinho brasileiro, que pela maioria é taxado como correto e sensato. Estamos em uma grande inversão de valores, contudo não venho aqui para dizer faça isso ou faça aquilo, não quero julgar, nem dizer o que é certo ou errado, mas não quero ser omisso e minha opinião direta no meu ponto de vista, é que vou fazer minha parte nesse quadro ético e social atual tão contubardo, eu escolho por realizar meus atos da maneira mais honesta possível, ética e acima de tudo faço isso em respeito a Deus que espera o melhor de mim, a minha esposa e aos meus filhos, se sou uma formiga no formigueiro, que minha pequena ajuda por um mundo mais ético, honesto e amável e o suficiente para que tenha na minha sã consciência e dizer a minha esposa e filhos sem baixar a cabeça que o héroi deles é realmente um héroi!
    Adelmar Neto

    ResponderExcluir

GEOMAPS


celulares

ClustMaps