quarta-feira, 14 de outubro de 2009

France Télécom: 24 suicídios

Amigos, este não é um fato isolado, ele faz parte de um contexto que se verifica desde antes da Copa de 1998 quando perdemos para a França.

Naquela época havia depredação de prédios, carros incendiados e muito tumulto nas ruas. Os trabalhadores com dificuldades de acesso aos postos de trabalho uma vez que os cidadãos franceses nascidos fora da França tinham os mesmos direitos. Zinadine Zidane, cidadão francês nascido na Argélia era o ícone que poderia apaziguar os ânimos exaltados ao longo do país.

Outros países da Europa tiveram suas sociedades questionando os altos custos dos sistemas de saúde e de previdência.

A Inglaterra na época de Margareth Tatcher e Alemanha pós-reunificação também enfrentam problemas semelhantes principalmente para ajustarem-se às novas demandas da União Européia (UE). Ou seja, ter-se um Estado enxuto e eficiente.

A França vem apresentando dificuldades de se manter enxuta e eficiente, mais competitiva em relação aos demais países da UE. A privatização tornou-se uma solução inadiável ao mesmo tempo difícil de ser aceita pelos antigos padrões franceses.

No caso francês o suicídio entrou na equação, o fato é que culminou em uma concentração de pessoas em uma mesma e grande organização.

A sociedade francesa começava a perceber a dificuldade de se vivenciar em um mundo globalizado, onde os produtos podem ser adquiridos de forma mais eficiente e mais barata em outros países, notadamente os da UE, enquanto os dos franceses sempre foram mais caros em função do custo.

sobre direitos adquiridos e a força dos sindicatos.

O enxugamento e busca pela eficiência para se tornarem mais competitivos, infiro, deve ter sido a causa para o aperto geral dado por esta ex-estatal.

O percentual histórico denota que os franceses têm, historicamente, tal tendência a suicídio. As obras literárias de Emile Zolá, Balzac, Alexandre Dumas e Albert Camus também iluminam eventualmente, o suicídio entre algum dos personagens.

Enfim, há que se aguardar mais para se ter um melhor entendimento sobre tal fenômeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps