segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Leitura para ajudar a entender as novas ameaças

Para se ter pelo menos uma noção do que ocorre hoje em dia acerca das denominadas novas ameaças, a leitura de alguns romances podem prover um bom nível de informações.
Por exemplo o Tom Clancy, um ex-vendedor de seguros que faz um enorme sucesso como autor.


Veja bem que em um antigo livro seu ele antecipou dois eventos interessantes que lhe renderam muito dinheiro em palestras.
O livro Dívida de Honra, ele fala acerca de um japonês que procura estruturar um crash na bolsa de NY através de programadores especializados. Mas nos comentários ele antecipa a bolha da informática. O livro termina com um piloto japonês, irmão do primeiro, que após pousar em Dulles, Washington, simula uma decolagem para verificar instrumentos, somente com o co-piloto, nos céus mata o rapaz e joga o avião, 767, no Capitólio quando o presidente lá se encontrava. A forma como ele mostra a indiferença da segurança e o avanço do avião para aquele núcleo antecipa o fenômeno do WTC. ele também, no comentários sobre a bolsa, fala sobre a supervalorização de ações via créditos e hipotecas e sugere um crash, o mesmo ocorrido em 2008, só que o livro é de 1996.


Também há o autor britânico Frederck Forsyth ( O Afegão, o Ícone) que trabalha com os temas que lhe falei e o grande mestre, também britânico, John Le Carré (Single and Single, o Jardineiro Fiel e o Canto da Missãoque trabalhou para o serviço de inteligência britânico durante a guerra.


Voltando a Tom Clancy, chama-me a atenção que na entrevista com o filósofo presidente da Academia Brasileira de Filosofia, ele fala de eventos antecipados no livro Os dentes do Tigre do Tom Clancy (http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/1854261/os-dentes-do-tigre/?ID=BD777A047D90A1A1627281159).


"Chávez está reunindo extremistas islâmicos, comunistas e nazistas. A comunidade judaica na América Latina está toda em alerta total. Sinagogas foram invadidas na Venezuela e na Bolívia. O Hezbollah está implantado em vários países da America Latina, inclusive no Brasil. Nós temos informações de treinamento de índios-bomba na Venezuela, inclusive crianças."



O romance não fala de Chavez, mas os demais dados são antecipados.
O livro fala de um ataque do Hezbollah em cidades pequenas dos EUA. O treinamento, local  e a logística para a entrada dos extremistas, via México, nos EUA, é antecipada com detalhes.
Chama-me, ainda, a atenção por não se tratar de um exercício de futurologia. Algumas tendências são puro resultado de dinâmicas sociais que, de uma forma ou de outra, já ocorreram em outras épocas do mundo.
Os recentes livros dos autores citados têm, sempre, ameaças transnacionais como pano de fundo. Vale como sugestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps