terça-feira, 25 de setembro de 2012

Candidatos nas eleições municipais





Meu amigo Bill Beaman observou que em nossas cidades há muitos candidatos com codinomes de Barack Obama. Eu responderia a ele que esta é a nossa idiossincrasia personificada, anos atrás, pelo personagem de Macunaíma, o herói sem caráter. 

Pode parecer pesado, mas é triste constatação. Os candidatos apostam no engodo de imagens, e somente imagens que foram fixadas na memória do eleitor após um muitíssimo sofisticado estudo de marketing político acerca de nossa capacidade de saber entender, interpretar e interagir com o cenário social que nos cerca. No nosso caso é baixíssima, sempre foi, aliás. 

Quase nenhum candidato não tem a mais remota idéia de como fará para cumprir o que prometeu, tampouco sabe que em suas propagandas declaram que irão, com a convicção de punhos teatralmente cerrados, descumprir as leis e diretrizes orçamentárias, ou seja, cometer crime tributário, sem ter a mais remota noção do que venha a ser isto. Não sabem que não conseguirão ampliar luz em nenhuma rua sem aprovação federal, tampouco sabem que os recursos do IPVA são geridos pelo governador e não pelo prefeito tampouco na câmara dos vereadores onde pleiteia se agarrar, ferrenhamente, nas tetas conforme figura abaixo. 


A esquerda hoje no poder, no governo e na base aliada, não ensinou ou preparou o cidadão brasileiro ao exercício do voto, pelo contrário, criou um mantra de que o voto é sinal de liberdade de escolha para afastar os idos da ditadura. Só que mais de 75% da sociedade nasceu depois de 1979, ano da abertura política e não faz a menor idéia de como se processa a cidadania, a gestão pública e a participação sócio-eleitoral. Para a esmagadora maioria é a mera festa de colocar um voto na urna e correr para aproveitar o feriado.


A cada dois anos, caro amigo Bill, revivemos o suplício de Sísifo. (Espero que, pelo menos, algum interessado pesquise para saber o que se trata).

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps