segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Por motivo de seguranção



Uma deliciosa sátira acerca de dois inexoráveis traços de nossa morena idiossincrasia: A mania de querer ludibriar outrem e nossa eterna e incontestável baixa qualidade de ensino.

  Por motivo de seguranção
Roberto Pompeu de Toledo
Veja


Quem usa a internet está sujeito a grandes sustos. dos quais é exemplo o e-mail proveniente do "Banco do Brasil, gerência" cujo título era: "Por motivo de seguranção o Banco do Brasil informar" (sic). Seguia-se o texto:

 "Atualização de segurança - identificamos um problema grave em seu acesso Prezado cliente (a)

 Seu acesso ao Banco do Brasil Internet Banking foi expirado pelo nosso sistema, devido a uma atualização de nossos servidores. Informamos que para continuar o accesso a sua conta será necessário accessar o link informado abaixo, ou compareça a uma agencia mais perto " (sic).  "Agradecemos a sua compreenção " (sic) Meu Deus!, reagiria o destinatário distraído.

 Vão cortar meu acesso ao Banco do Brasil. Em seguida lembraria que não tem conta no Banco do Brasil — por que diabos quereria acessá-lo? Aliviado, ele se permitiria os vagares de uma análise de texto. Chama atenção primeiro o "seguranção"" do título da mensagem. O texto que segue fala em "segurança", o que indica que o vocábulo, em sua forma habitual, não e" estranho ao redator. O "seguranção" lhe teria ocorrido para conferir à mensagem o caráter intimidatório que só mesmo um "ão" é capaz de proporcionar. O "accesso" e o "accessar", em vez de erro. podem ser tomados como um toque de erudição. Fazem um aceno aos avôs latinos "accessus" e "accessare". Mas o mais interessante é o "cliente (a)". O redator se dirige ao cliente e à clienta. Foi sem dúvida (que fofo! > seu jeito de reverenciar a presidenta Dilma.

 Mais alguns dias, e vem esta outra mensagem da parte de "Brunetti Cobranças", mais assustadora ainda:

 "Brasília, 26 de agosto de 2012 "

 "A Duplicata em anexo, está venciada desde o dia 01 de Julho de 2012, e o não pagamento da mesma até o próximo dia 28 implicará em Protesto, medida inicial no Processo de Execução que iremos intentar contra V. Sa. depois de Prostetada o pagamento terá que ser efetuado no 3º Cartório do Protesto de Títulos " (sic)

 Anexado, vinha o link para visualizar a temível duplicata.

 Quem está habituado à internet sabe o que são essas mensagens — armadilhas para entrar no computador alheio e capturar-lhe os segredos. Alguém ainda cairá nelas? Salva-nos o sistema educacional brasileiro. Nesta hora, nunca será demais louvá-lo; se fosse mais eficiente, o risco de levar tais mensagens a sério seria maior. As duas transcritas acima chegaram ao usuário de e-mails que vos fala nas últimas semanas. Mas pensa o leitor que só lhe cabem desgraças? Também lhe sorri a fortuna, como atesta esta terceira mensagem, proveniente da "Cocacola Lottory Promotion" (desta vez vai sem os "sic". a esta altura já dispensáveis):

"bom dia


Temos o prazer de informá-lo do resultado de agosto 2012 loteria Coca-Cola que foi concluído este mês. Final anual atrai realizada no (1° de setembro de 2012) pela Coca-Cola loteria Promoção Mundial, o seu endereço de e-mail estava entre os oito vencedores que ganharam (R 1.5 milhões) um milhão de quinhentas mil libras sobre a promoção , COCA-COLA loteria realizada em Londres, o seu pagamento, que foi configurado no Cartão Multibanco em seu nome é pronto para reivindicar o pagamento através do nosso centro em Benin Então, gentilmente contacte Cartão Multibanco centro de cartões de pagamento com o seu endereço em receptores em

Atenção: Sr. Pedro Dossou. Diretor,/ Tel: + 229 98 95 04

Am sede em Cotonou, Benin Cartão/ Email: ubaatmcard@ hotmail.fr/

Obrigado atenciosamente Mr: Frank John "

O desapego pelos bens materiais já fez este colunista desprezar fabulosas ofertas de heranças encalacradas na Nigéria, no Congo e em Uganda, sempre escritas em inglês. Desta vez. o missivista deu-se ao trabalho de mandar a mensagem. se não em português, com vocábulos da língua portuguesa, ainda que talvez soprados por um tradutor eletrônico. Gentil Mr. John! Mande lá os (R 1,5 milhões > um milhão e quinhentas mil libras. É só dizer onde apanhar o pacote. Comemoraremos depois com um porre de Coca-Cola.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps