quinta-feira, 31 de maio de 2018

Perplexidade

O que me deixa perplexo com essa recente crise foi a qualidade de apoio e, sobretudo, de entendimento do eleitor, muito próximo ao caos anunciado de outubro, acerca de como as coisas funcionam no país.

A esquerda (leia-se PT com maior peso) que desde o início articulou esse "Autônomo" movimento, conduziu o processo para obter a simpatia da sociedade para os detratores e incutir uma rejeição ao presidente Temer. Por esse viés conseguirão tornar o nosso ir e vir, até outubro, e acesso a serviços básicos (serviços de saúde, energia elétrica, coleta de lixo, transportes, etc etc) variando de desconfortável ao desesperador.

Para uma sociedade contumaz e deliberadamente avessa à leitura e ao conhecimento da gestão da coisa pública, em pleno ano de 2018 em uma, apesar de tênue, República, entender que temos um imperador onisciente, onipresente é a verdade absoluta ao invés de um presidente em uma República que depende, sobremaneira, dos humores e boa vontade dos parlamentares lá colocados pelo distraído e desinteressado voto de um eleitor que prima por manter-se na puberdade democrática.

Após os carnavalescos movimentos de rua de Fora Collor e Fora Dilma, o cidadão ainda recusa-se a entender o papel de eminência parda dos nossos parlamentares na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Não entenderam que presidentes, inobstante sua aproximação com o clientelismo e a corrupção, são reféns do Congresso. Ou se dá o que eles exigem ou caem...simples assim.

Collor reduziu a quantadade de ministérios para 16 e Lula os elevou para 28 e chamou a isso de "governabilidade". Dilma, evitando captular, elevou para 32. Tudo isso para atender a interesse de deputados e senadores. E ninguém se importou em aprender e a refletir, até para melhorar a qualidade do voto.

A base das reclamações dos caminhoneiros é a Carga Tributária. Quem resolve isso são os deputados e senadores e não o presidente. Ninguém incomoda governadores e prefeitos responsáveis pela má gestão dos 45% de tributos incidentes nos combustíveis. Mas vai explicar isso para quem só tem embocadura cognitiva para entender as tramas de novelas ou táticas de posicionamento de jogadores em campo.

Já que o PT tem absoluta noção de que terá um desastre nas urnas nas duas esferas da administração, resta-lhe tumultuar e invalidar eleições empurrando o povo para pedir militares nas ruas e, com tal situação, suspender eleições. Estamos às portas dessa convulção social a ser concatenada a começar para paralisação dos petroleiros.

Enfim, é a sociedade esclarecida, com uma fabulosa capacidade de acesso a informação, fazendo uma vez mais exatamente o que o PT quer que seja feito. O pior é que não percebem isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps