quinta-feira, 18 de março de 2010

É dessa forma que vivemos a chamada Democracia

Certamente vc acha que votou na pessoa certa nas últimas eleições.
Bem, certamente, também, ele se omitiu e não reagiu aos graves impedimentos de termos nossos democráticos direitos avaliados e atendidos.
Será que vc vai continuar errando?


Bem, pelo menos vale a pena acompanhar, ou viver a democracia além do ato de votar.
Será que a sociedade vai aprender algum dia?

- - - - -
Há anos que venho falando a amigos que nosso problema não reside em quem "reside" no Planalto e sim nos 5640 municípios e 26 estados com suas representações.

As três notícias abaixo dão conta de como a participação popular, em uma democracia, morre em uma gaveta, bem como os representes dos viventes nos 5640 municípios se comportam ao nos representar.

No sistema político e partidário atual, qualquer pessoa bem-intensionada não progride em meio a tais representantes.

A solução para isto já sabemos mas não praticamos.



Temer barra projeto sobre deputados ‘ficha-suja’

http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/politica/temer-barra-projeto-sobre-deputados-ficha-suja/?optin

Projeto de lei subscrito por mais de um milhão de pessoas prevendo o impedimento da candidatura de políticos com problemas na justiça foi engavetado.
Michel Temer (PMDB, partido da base aliada do governo) disse que não vai pôr o projeto na pauta de votações porque a sua rejeição seria algo “desastroso”. “Não devemos levar o projeto desajustado para o plenário”, disse o presidente da Câmara dos Deputados, mesmo sabendo que o projeto de lei passou por uma Comissão Especial da Câmara criada exatamente para fazer ajustes no texto.
A decisão de Temer praticamente enterra a possibilidade de o projeto de lei ser votado antes das eleições de outubro deste ano.

Deputados contra a redução do número de deputados


http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/politica/deputados-contra-a-reducao-do-numero-de-deputados/
Representantes de oito estados na Câmara Federal marcam posição contra resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A resolução do TSE prevê que oito estados perderiam assentos na Câmara para outros entes da federação já a partir da eleição desse ano devido ao crescimento da população em alguns deles e à diminuição em outros. Rio de Janeiro e Paraíba são os estados que mais sairiam perdendo, com o corte de duas vagas de deputado federal.
Pela resolução do TSE, o Pará seria o estado que mais ganharia cadeiras na Câmara, passando a eleger três deputados a mais, e é seguido por Minas Gerais, que passaria a ter mais duas vagas. Os deputados dos oito estados “prejudicados” consideram a resolução inconstitucional.

Partidos contrariam transparência nas doações


http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/politica/partidos-contrariam-transparencia-nas-doacoes/
Os maiores partidos – PMDB, PT, PSDB e DEM – tentaram barrar a aprovação da resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que exigirá a identificação dos candidatos beneficiados por doações de recursos direcionados aos partidos políticos. O objetivo da resolução é dar transparência às eleições. No entanto, nessa semana, deputados e senadores mostraram preocupação com a medida do TSE, alegando que poderia haver reduções na arrecadação das eleições desse ano, inibindo as contribuições legais.
A regra, aprovada na terça, 2, obriga os candidatos a informarem à Justiça Eleitoral o real doador de dinheiro, dos bens ou dos serviços prestados ao longo da campanha, seja doações diretas ao candidato ou ao partido. Outra novidade é que pessoas físicas poderão contribuir com doações pelo cartão de crédito pelos sites dos candidatos na internet ou pessoalmente, nos comitês financeiros.
Essa semana, os partidos estudam um projeto de decreto legislativo para revogar a resolução.
___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps