segunda-feira, 8 de março de 2010

O guia do líder

Registro que este texto não é meu, estou postando por achar importante para quem venha a lê-lo.
Como retirei de meus arquivos ainda não consegui identificar a fonte.
Tão logo consiga irei registrar nesta mesma página.
De toda sorte, aproveitem, vale a pena.



O guia do líder


1 Saiba exatamente o motivo que o levou a ser indicado para um cargo e o que as pessoas que o indicaram esperam de você. 


2 Identifique modos de, ao mesmo tempo, remunerar o acionista e servir o interesse público no longo prazo, mesmo que os lucros sejam momentaneamente reduzidos. Assim, você poderá promover uma cultura favorável, atrair uma equipe de empregados competente e estabelecer uma reputação pública capaz de compensar qualquer diminuição temporária no valor do investidor. 


3 Se você tomou várias decisões erradas, prepare-se para ter sua liderança questionada. 


4 Se você quiser confiança e apoio, explique-se. Ser uma pessoa de poucas palavras pode funcionar num cargo técnico, mas é um desastre num cargo de liderança. 


5 Se você espera que as pessoas que trabalham para você sejam capazes de julgar entre o certo e o errado, providencie para que ganhem experiências na tomada de decisões. Se você espera que elas entendam como você pensa, compartilhe agora suas experiências anteriores. 


6 Estabelecer agora quem são seus aliados é a única forma de assegurar que eles estarão disponíveis quando necessário. 


7 Em momentos de ansiedade e estresse, seu funcionário menos experiente será o primeiro a entrar em pânico. Fornecer o máximo de treinamento para os recém-contratados é uma forma de evitar isso. 


8 A expectativa de um bom desempenho é um pré-requisito para que aqueles que trabalham com você o alcancem. Seu otimismo não irá garantir um resultado favorável, mas a ausência dele irá com certeza criar o oposto. 


9 A criação de equipes por meio de treinamento e exercícios resulta em tomadas de decisões precisas e rápidas. 


10 Reconheça que as pessoas têm diferentes motivações para se envolver e participar das equipes. Esse é o primeiro passo essencial para que elas contribuam. A criação de oportunidades para que todos sejam bem-sucedidos, independentemente de seus motivos, é o segundo passo essencial. 


11 Quando o pico de uma montanha, um produto ou projeto parecem estar ao alcance, moderar o excesso de confiança pode assegurar que a energia fique concentrada em alcançá-lo. Quando o objetivo parece estar quase fora de alcance, promover maior confiança pode assegurar que a motivação permaneça. 


12 Se você está solicitando o apoio de um grupo, convença-o de que a causa é justa, a intenção nobre, o caminho coletivo, o desafio crítico. Mostre que o objetivo não pode ser alcançado sem o compromisso de todos. 


13 Ganhar a confiança de seu grupo agora pode ser indispensável no futuro. O tempo investido em angariar apoio, até mesmo de seus oponentes, pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso quando você tiver um teste decisivo pela frente. 


14 Algumas das medidas utilizadas hoje na mobilização de pessoas podem não ter muito valor. Outras trazem ótimos resultados. Uma vez que não se pode saber qual medida será indispensável mais tarde, você não pode se dar ao luxo de ignorar qualquer uma delas. 


15 Quando você é promovido a um cargo de responsabilidade sem nenhum aviso e pouquíssima preparação, pergunte que medidas devem ser tomadas nesse cargo e quais as estratégias que funcionaram no passado. 


16 A experiência em cargos variados desenvolve confiança pessoal e outras habilidades necessárias para dominar um conjunto de tarefas mais ambiciosas. A experiência em diferentes empresas estimula os requisitos essenciais para liderar organizações diferentes. 


17 A inércia é tão prejudicial à liderança quanto uma medida ineficaz. 


18 Cooperação explícita, auto-avaliação, aceitação da responsabilidade e um enfoque concentrado na recuperação são ingredientes decisivos para restaurar a reputação ameaçada de uma empresa. 


19 Não se atenha a convenções. Faça aquilo que funcionar melhor. 


20 A convicção em relação à sua opinião é uma condição indispensável para realizá-la. Sem uma mente totalmente convencida a respeito do que você deseja conseguir, as pressões que surgirem no meio do caminho vão desviá-lo do seu objetivo. 
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