terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Simulação do pouso do Airways Flight 1549

Amigos, recebi do Mestre Nogueira.
É uma simulação do pouso no Rio Hudson do Airways 1549.
Os comentários abaixo são de um especialista com anos de aviação civil brasileira.


Ressalto, contudo, que para os ligados na literatura corporativa, o comandante foi, durante algum tempo, visto como o grande líder na crise real, entretanto, ele somente teve tranquilidade para pousar em função do alto nível de profissionalismo e calma do controlador de vôo que lhe deu assistência todo o tempo e do co-piloto.

Vale a pena ver e rever o link ao fim dos comentários.


Assistam o pouso no Rio Hudson do voo 1549.
Primeiramente, disparem o vídeo.  Em seguida, solicitem tela cheia clicando no quadro ao lado do quadro com as letras HD.  No canto direito superior aparecem o altímetro (ponteiro grande em centenas de pés e ponteiro pequeno em milhares de pés) e o velocímetro (em nós ou milhas náuticas por hora).  No canto inferior esquerdo pode-se ter a visão da cabine de comando e no canto inferior direito a fonia tanto interna, entre os pilotos, como externa com a torre do aeródromo de La Guardia e o controle de saída (departure) de NY que dá assistência ao voo até o pouso na água.

Nessa simulação muitíssmo bem feita, com elementos retirados das caixas pretas certamente, nota-se que a tripulação técnica é composta por um Comandante(CAPT) (quatro faixas) e um Primeiro Oficial(F/O) (três faixas).
Primeiro Oficial é um ex-Co-Piloto(CP) (duas faixas) em instrução para Comandante.

O Comandante (instrutor ou avaliador) está ocupando a posição de 2º piloto, cadeira da direita, atividade normalmente exercida pelo Co-Piloto, inclusive a fonia com os órgãos de congtrole de tráfego; e o Primeiro Oficial (Instruendo ou avaliado) está ocupando a posição de 1º piloto, cadeira da esquerda, atividade normalmente exercida pelo Comandante.

Dessa forma transcorreu o voo até o incidente da colisão com os pássaros e a consequente perda de potência em ambos os reatores.  A partir dai o Comandante assume a pilotagem quando se expressa claramente " MY AIRCRAFT", e o Primeiro Oficial coteja (confirma) "YOUR AIRCRAFT".  No Brasil, tanto nas FFAA como em voos civis, usa-se as expressões "ESTÁ COMIGO" e "ESTÁ CONTIGO".
Bastante elucidativo.  Um abraço.
        Nelson Zagaglia
 


Incredible Look at U.S. Airways Flight 1549

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps