domingo, 22 de julho de 2012

Por quê um espaço republicano?



Este termo veio-me a baila após lembrar de alguns discursos da Dep Jandira Feghali (RJ) onde a mesma usava este termo. Achava eu um absurdo por estarmos em regime republicano formal a partir de 1898. 

Com o tempo entendi que nosso processo politico não permite a democracia plena, verdadeira, pois uma das principais bases, o pluralismo de opiniões, de propostas e de políticas são cooptados pela mão-de-ferro dos principais partidos do governo. Na prática o governo coopta os partidos menores.

Enfim, por quê um espaço republicano?

Porque não vejo nossa democracia brasileira como um espaço republicano. Os representantes do povo não estão coesos com suas demandas fundamentais de desenvolvimento.

Nossos representantes estão espargidos em mais de vinte e seis legendas que acabam por ser meios, alugáveis, de composição de políticas dos partidos maiores, o PT e o PMDB.

Onde isto incorre? No comprometimento com as politicas adotadas pelo governo, através daqueles partidos, que buscam a manutenção do poder, por intermédio de nomeações para cargos de segundo, terceiro e quartos escalões o que torna toda nossa economia refém de suas orientações partidárias. 

Um dos resultados objetivos, vivenciados na prática do dia-a-dia do cidadão comum é a péssima qualidade dos serviços de telefonia onde a agência reguladora está lotada, em seus quadros decisórios, de indicados por partidos políticos, uma vez que empresas de telefonia celular são contribuintes de consideráveis somas de recursos para partidos políticos, o que deixa o cidadão a mercê de serviços de péssima qualidade e de falta de investimentos em infra-estrutura.

Deputados e senadores acabam anuindo com aquelas políticas sob pena de não ter recursos orçamentários, para suas regiões e bases políticas. Ou vota de acordo com a orientação do governo por "orientação impositiva" de seu partido ou fica no ostracismo e acaba por não ser reeleito.

Vale ressaltar que o ex-presidente Lula, em um dos seus vários arroubos plenipotenciários, deixou pública sua vontade de aniquilar um partido, o DEM, e de não querer a volta do PSDB a presidência da Nação.

Enfim, amigos, um tema denso para um debate. Uma tentativa de abrir espaço para nossos "thinktankers" se manifestarem, daí ter criado o grupo "Espaços Republicanos".
.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps