domingo, 11 de novembro de 2012

Da palmatória à alunocracia


ISRAEL FERREIRA DOS SANTOS
CORREIO BRAZILIENSE


Houve uma época no Brasil, de dolorosa memória, na qual o professor lançava mão de castigos físicos para impor o aprendizado. Hoje, o pêndulo autoritário moveu-se para o outro extremo: são os alunos que ditam o que (não) querem aprender. Uma silenciosa e devastadora inversão de papéis e valores está em curso, deteriorando a já combalida educação pátria.

O fenômeno, de escala nacional, perpassa indistintamente tanto a escola privada quanto a pública, salvo honrosas exceções. Pode ser resumido de forma simples e assombrosa: os alunos, em geral, rechaçam o dever mínimo de estudar para aprender. O que importa é passar, obter um diploma sem significativos esforços intelectuais. Bane-se a meritocracia e instala-se, de maneira ditatorial, a alunocracia.

Todos os governos, sem exceção e independentemente de coloração partidária, se elegem sob o mantra da “prioridade à educação”. Nesse kit eleitoral sempre consta a decantada “valorização dos professores”. É evidente que, diante da vertiginosa queda da autoridade dos mestres intra e extraclasse, não há educação possível.

Na União Europeia tem-se tentado combater essa tendência equiparando o professor a uma autoridade pública. Em Portugal, uma petição pública nesse sentido constata uma realidade que a sociedade brasileira em geral se recusa a enfrentar: “A primazia do professor como referência social e agente de formação está-se a desvanecer e a caminhar para um pântano que a todos prejudica. O professor encontra-se destituído de autoridade. A cadeia de comando está desvirtuada. A insurreição existe na escola pública. É mais fácil acusar um professor idóneo do que um aluno prevaricador”.

Essa anomia tem gerado, no Brasil, uma violência sem precedentes contra a figura do educador. Em 2010, o professor Kassio Vinícius Castro Gomes, de 39 anos, casado e pai de dois filhos, foi esfaqueado e morto porque um aluno não gostou de uma nota baixa. Um vídeo postado recentemente no YouTube, e considerado impróprio, pois deplorável, mostra um aluno, numa escola de Santos (SP), agredindo fisicamente uma professora por não concordar com a nota baixa.

No último Dia do Professor, um telejornal entrevistou a mãe de um aluno que esbofeteou uma professora por discordar da nota baixa do filho e afirmou despudoradamente que espancaria mais a educadora se soubesse que teria tanta repercussão. Esses casos, antes isolados, têm-se tornado epidêmicos e, vergonhosamente, normais. As distorções do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a perspectiva iminente da Lei da Palmada vão colocar de vez a palmatória na mão do aluno.

Um estudo emblemático desse temário é o de Tania M. S. Mendes e Juliana M. Torres, intitulado “A vitimização de professores e a alunocracia na educação básica”. Nele, postula-se que “nunca se falou tanto na necessidade de pôr limites e nunca se praticou tão pouco. Perguntam sobre que feitiço é esse que deixa pais e mães [e, por que não, professores e professoras] inertes diante de crianças e adolescentes tiranos que se identificam, subjetivamente, com ditadores mirins e juvenis, o que pode ser levado para diferentes etapas da vida e para distintos contextos de interações sociais”.

O estudo suscitou, de tão chocante pelos testemunhos relatados, o Projeto de Lei nº 191, de 2009, do senador Paulo Paim (PT-RS). O projeto prevê medidas de proteção específicas para os casos de violência contra o professor. Urge uma mobilização nacional por parte dos sindicatos de professores, da sociedade civil organizada e de cidadãos conscientes em geral com vista à aprovação da propositura ainda em tramitação.

Atualmente, a banda honesta da sociedade brasileira se orgulha da atuação corajosa e competente do ministro Joaquim Barbosa, no Supremo Tribunal Federal, contra a corrupção. A trajetória acadêmica do relator da Ação Penal 470, ao mesmo tempo árdua e vitoriosa, pois lastreada na meritocracia, teve gênese na escola pública carente de recursos materiais, mas rica em recursos humanos indispensáveis ao fazer pedagógico: alunos ávidos pelo conhecimento e professores bastante motivados a transmiti-lo, pois respeitados na sua dignidade.

A educação brasileira hodierna, medíocre por relegar seus soldados do front aos ditames da geração sem berço, está perdendo a capacidade de gerar outros Joaquins Barbosas. A continuar tal tendência, não se preocuparão tanto nos próximos anos com a evasão dos alunos quanto com a evasão de cérebros brilhantes do magistério. A migração, intensa, já começou...

* Professor da Secretaria de Educação do DF, formado pela UnB
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