terça-feira, 6 de novembro de 2012

Obama ou Romney?






Enquanto abrem as urnas americanas gostaria de dizer para quem torço. Para Romney. Gosto do Obama, acho ele um líder e pessoa simples e objetiva, inobstante seu obscuro passado e a forma quase que impositiva que a midia americana impediu investigações mais profundas. Gosto dele.

A questão é que ao longo de quatro anos ele não consegui dirimir a crise européia, e mundial, inciada antes do governo Bush, por puro e simples consumismo da sociedade americana, natureza do capitalismo. 

A questão está no fato de a China ser a maior dententora de títulos da dívida pública americana, bem como de todos os países europeus que agora estão na ante-sala da crise. Qual é o problema? Se Obama vencer a maioria do Congresso deverá ser republicana. Assim, diferentemente de Lula e Dilma que controlam o Congresso Brasileiro no bolso, via repasses orçamentários, lá é o Congresso que diz o que o presidente deve fazer, na economia e nos negócios internacionais. Assim, o apoio e back up americano para a solução da crise européia, garantias para os bancos da comunidade européia será de difícil negociação para Obama.

Em decorrência impostos aumentarão para nós e a inflação e custo de vida aumentarão e a carga tributária continuará alta. Enfim, de forma um tanto incipiente, tentei descrever a "marolinha" que Lula declarou. Ou seja, me 2013 e 2014 as dificuldades econômicas no mundo aumentarão e o congresso americano tentará dificultar a vida de Obama, e nós, nos afogaremos na marolinha.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps