terça-feira, 24 de maio de 2011

Nosso país visto por fora.

Em recente trabalho em New Jersey, no mês passado, tive o prazer de conhecer alguns brasileiros. Conversamos bastante e com outros tive apenas breves contatos. Em todas as situações deparei-me com curiosidades acerca do país, a economia, o desenvolvimento, redução de desigualdade e uma sensação de que nada muda, mercê dos últimos oito anos de governo Lula e da capacidade de acesso à informação que o cidadão brasileiro hoje dispõe.

O que me chamou a atenção foi o desconhecimento de nossos compatriotas das nossas difíceis condições estruturais (topografia, precariedade da infra-estrutura energética e de transporte etc) bem como as conjunturais (influência de ambientalistas, corrupção ativa, "custo Brasil" etc). Justifica-se, até, porque nos EUA todos esses detalhes do dia-a-dia de desenvolvimento social e econômico são batidos à exaustão pelos noticiários, com a participação efetiva da sociedade.


A mesma impressão tida com as conversas também as tive por intermédio dos comentários aos posts deste blog, ou seja, não obstante a ampla capacidade de acesso a informação, as pessoas continuam não conseguindo ter uma noção do cenário social e econômico a sua volta, seja pelo paradigma de não querer se envolver em assuntos de política ou pela enorme quantidade de informações, de qualidade ou não, que ficam à disposição do cidadão pela vias informacionais e midiáticas (cito o "Paradoxo Global", John Naisbitt).

Uma propaganda que me chamou, também, a atenção foi o discurso de Obama no Teatro Nacional no Rio, elogiando a parceiria com o Brasil. A propaganda foi durante e após a morte de Bin Laden e ela continha severas críticas a postura de Obama para com as relações comerciais com o Brasil. Encerrava a propaganda com os dizeres: "Você votou em Obama para defender os interesses do povo americano, e não de países aliados!!".

É isso, falta para nós tais ingredientes, principalmente ter uma noção, uma sensação de "pertencimento dinâmico" dos fatos e não a máxima justificativa de: "Isso é política, é problema do governo!!"

Já está na hora de se mudar de postura.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps