domingo, 17 de julho de 2011

Boicote ao porco nacional

Elementos que denunciam a dificuldade de se manter as necessárias relação comercias do Mercosul. Ressalta quando o governo não age como Estado e as relações internacionais jogam contra a sociedade brasileira.



Jorge Freitas
Correio Braziliense


Produtores argentinos vão bloquear pontes que ligam o país ao Brasil e impedir a importação de carne suína


Os produtores de carne suína da Argentina se reuniram em Córdoba e anunciaram o bloqueio, dentro de 15 dias, das duas pontes que ligam o país ao Brasil, com a finalidade de impedir a passagem da carne suína brasileira. "Não podemos mais permitir que exista um "chanchoducto" (porcoduto) pelo qual chegam aqui animais de outros países, que afetam nossa produção e provocarão o desaparecimento de pequenos e médios produtores", afirmou Eduardo Buzzi, líder da Federação Agrária. Ele acusa o governo argentino de permitir o que denomina de "invasão" brasileira.

"Vamos fazer o controle dos carregamentos e pedir que os caminhões deem meia volta e retornem ao Brasil", antecipou Ciríaco Fortuna, um dos líderes da federação. A insatisfação dos produtores começou ainda nos anos 1990. Em 3 de abril deste ano, a categoria anunciou que faria piquetes nas pontes, mas depois decidiu suspender o protesto porque o Ministério da Agricultura argentino assumiu o compromisso de "moderar" a entrada de carne suína brasileira. Como o cenário não mudou, agora garantem que vão interromper o fluxo nas pontes, o que pode criar um pequeno incidente diplomático.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína, Pedro de Camargo Neto, disse que os argentinos ameaçam fazer o boicote por uma "questão política". Ele sugeriu que os argentinos se dediquem a melhorar a tecnologia de produção de proteína animal, já que dispõem de milho mais barato.

"As importações de carne suína da Argentina estão estabilizadas, eles deveriam aproveitar para melhorar a produtividade em lugar de fazer política. Podem ser exportadores também."

A Argentina é o terceiro maior mercado para a carne suína brasileira, atrás da Rússia e de Hong Kong. Até junho, as vendas para o país foram de 19 mil toneladas, num valor de US$ 56 milhões. O aumento foi de 27% em relação aos US$ 44 milhões do primeiro semestre de 2010. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior informou, por meio da assessoria de imprensa, que o Brasil está obedecendo o pacto de convivência de 60 dias negociado entre os dois governos, mantendo o sistema de licenciamento não automático para a passagem de carros de uma fronteira à outra.

De olho nos votos dos produtores e dos consumidores mais pobres, a presidente Cristina Kirchner lançou, na semana passada, o programa Porco para todos. Ele vai permitir a venda do produto a famílias de baixa renda com descontos de 50%. Para a oposição, a medida é populista. No ano passado, num discurso televisionado, Kirchner chegou a dizer que a carne suína é afrodisíaca. Por isso, seu consumo deveria ser incentivado.
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