domingo, 26 de fevereiro de 2012

Carnaval, primaveras e valores

Tentei passear com minha filha mais nova no calçadão de Boa Viagem, esperava encontrar cenas frescas, vespertinais e pueris, esperava brincar no balanço, escorrego e na areia com ela.

Deparo-me com o fim do Bloco do Camburão, dos que fizeram a segurança no Carnaval e hoje, já entronizado, é o dia deles e, junto com eles, uma enorme multidão de pessoas bêbadas, maltrapilhas e sujas. Pensei no romance "Os miseráveis" de Victor Hugo, em uma performance recifence. 

Voltei ao me deparar com mulheres acocoradas nas gramas baixas, fazendo xixi e homens encostados em árvores finas também fazendo o mesmo. Tudo tudo na frente dos demais, próximos ao calçadão na maior desfaçatez. Moças com roupas reduzidas com rapazes a lhes apertar as protuberências. E  minha filhinha vendo. Que horror!!

Exigir respeito seria, sob o ponto de vista deles e dos politicamente corretos, discriminatório. A festa é do pôvu, sempre o pôvu, que merece espaço, respeito, passagem...mas e eu e minha filha?!?!? Como ficamos em um ambiente com um misto de cerveja barata e urina?  Tudo normal? Tudo bem "popular" como gostam os acólitos de gestões petistas (se bem que acho que esta esculhambação já impera em todo o país, em toda parte)

Onde estamos? Que sociedade é esta onde os referenciais se perderam em uma enorme confusão de conceitos, valores e posturas? Será segregacionismo cultural exigir mais respeito.

Entendem o motivo pelo qual sou elitista? Sim, claro, já me disseram que ao me afastar de festas populares sou elitista e preconceituoso.

É uma lástima. Quem está em dúvida sou eu. Mudou a primavera ou mudei eu...
.

2 comentários:

  1. Essa tarde sonhei com o fim do mundo, ou melhor, com a 'seleção' da espécie humana... que se daria com uma grande catástrofe natural mundial.

    Foi apenas um sonho, mas... só assim o mundo ainda poderia ter jeito.

    Do jeito que estão as coisas, tudo só tende a piorar. Infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. Faco de tuas palavras as minhas, Caro Amigo:
    "Exigir respeito seria, sob o ponto de vista deles e dos politicamente corretos, discriminatório. A festa é do pôvu, sempre o pôvu, que merece espaço, respeito, passagem...mas e eu e minha filha?!?!? Como ficamos em um ambiente com um misto de cerveja barata e urina? Tudo normal? Tudo bem "popular" como gostam os acólitos de gestões petistas (se bem que acho que esta esculhambação já impera em todo o país, em toda parte)"

    ResponderExcluir

GEOMAPS


celulares

ClustMaps