Deplorável idéia. Natural da eterna e inexorável preguiça do cidadão brasileiro que não gosta nem se mobiliza para melhorias no condomínio que mora por odiar reuniões de condomínio. O brasileiro entende e quer vivenciar democracia responsável SEM TER OBRIGAÇÃO de fazer nada, apenas assistir e criticar por falta de ação e de responsabilidade de ALGUÉM. Sempre alguém é o responsável por sua confortável anomia. Ele não quer ser obrigado a nada e quer que as coisas andem da forma certa. É uma lamentável idéia que melhor representa nossa morena e irresponsável idiossincrasia.
Democracia e responsabilidade social requerem mobilizações de toda sorte, buscando-se, sempre, as mais eficientes. Como disse-me o taxista que nos atende ontem, eu sou uma pessoa que se preocupa em conversar sobre coisas que não gostam de falar, eu sou uma pessoa preocupada em ensinar coisas às pessoas. De fato eu não sou de marchar ou de mobilizações públicas, eu me dou ao constante trabalho de pesquisar, de ler, de estudar e de repassar informações e opiniões às pessoas, é no dia a dia, no blog, no face, no táxi, no trabalho, enfim, sempre, sempre. Por isso insisto em idéias que sejam e agreguem valor.
A título de exemplo, o PT ainda não levou a prefeitura de SP graças as pessoas conservadoras e aos eleitores eternos de Maluf (por incrível que possa lhes parecer) que são obrigadas a comparecer. Nós NÃO temos a maturidade de eleitores europeus e americanos. Tudo o que está acontecendo se deve E MUITO a baixíssima capacidade de mobilização do cidadão brasileiro à coisa e assuntos públicos.
Respeito a opinião alheia mas me sinto no direito de discordar. O cidadão demonstra a cada dia ter preguiça de se mobilizar por intermédio de pesquisa e discussão de assuntos de peso e densidade. A última é ser contra o Cód Florestal que melhorará o nível de emprego em uma sociedade de baixa capacidade cultural e escolar onde a atividade na agricultura é a saída para a geração de emprego de muitos. Aí ONG articulam caras propagandas e idéias SEMPRE explorando a perspectiva do "politicamente correto" e de "inclusão consciente" e várias pessoas estão se mobilizando contra o Código que teve seu início e desenvolvimento ABERTOS a sociedade que teve baixíssimo comparecimento às audiências públicas ou abertas e agora se coloca contra. É um absurdo.
Será um desastre, acreditem, um desastre se esta deplorável idéia ganhar corpo. Insisto, esta proposta abriga e aí reside a essência de nossa idiossincrasia: O brasileiros é preguiçoso e anômico, ele não gosta de ser obrigado a nada, daí estarmos na m... que estamos. Sou visceralmente contra esta idéia.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário