quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Importância estratégica

Amigos, de forma muito discreta este breve artigo salienta uma atividade pouco conhecida entre nós mas que precisa de regulação tanto governamental como da sociedade.
Considerando-se o aumento da quantidade de pessoas no país e nos demais do BRIC, Rússia, Índia e China, fora os demais países onde acordos patrocinados pelo presidente já estabelecem comércio internacional, nossa produção de alimentos dependerá, sobremaneira, de fertilizantes extraídos de jazidas minerais.
O especialista apenas comenta um fato que merece mais destaque: A tecnologia mais eficiente está em poder das grandes mineradoras, a maioria estrangeiras, e o ganho de escala para baretear o custo da extração, produção, industrialização e comercialização advém do domínio dessa tecnologia, ou seja,  dependeremos deles para tal atividade. Se nesses segmentos inciais não houver controle e cobrança da sociedade, os custos incidirão, sobremaneira, nos preços finais e explodirá nossa inflação  inviabilizando, por consequencia, preços competitivos para exportação.
Outro tema essencial para o elenco daqueles que a sociedade precisará atentar no futuro.


.Importância estratégica

Valor Econômico - 27/09/2010
.Além de motivar novos projetos de expansão da produção de alimentos, de impulsionar fusões e aquisições em diversas cadeias do agronegócio, de valorizar as commodities agrícolas e de torná-las cada vez mais atrativas para os grandes fundos de investimentos internacionais, as projeções de forte aumento da demanda global por alimentos nas próximas décadas passaram também a destacar a importância da ampliação do uso de tecnologia nas lavouras para garantir a contínua elevação da produtividade. Para Davi Roquetti Filho, diretor-executivo da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), que representa a indústria brasileira de fertilizantes, é esse horizonte promissor para a demanda que motiva a consolidação de um novo perfil de players no segmento. Se antes companhias ligadas ao agronegócio tinham destaque na prospecção de novas jazidas minerais para a produção de nutrientes derivados de fósforo e potássio, hoje o serviço começa a ser dominado por grandes mineradoras, dada a necessidade de ganho de escala e o encarecimento dos trabalhos de exploração. "Os fertilizantes têm uma importância estratégica para o equilíbrio e a sustentabilidade do planeta. Sem comida, há guerra. O interesse mundial no segmento está diretamente ligado a esse futuro".
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps