Amigos, de forma muito discreta este breve artigo salienta uma atividade pouco conhecida entre nós mas que precisa de regulação tanto governamental como da sociedade.
Considerando-se o aumento da quantidade de pessoas no país e nos demais do BRIC, Rússia, Índia e China, fora os demais países onde acordos patrocinados pelo presidente já estabelecem comércio internacional, nossa produção de alimentos dependerá, sobremaneira, de fertilizantes extraídos de jazidas minerais.
O especialista apenas comenta um fato que merece mais destaque: A tecnologia mais eficiente está em poder das grandes mineradoras, a maioria estrangeiras, e o ganho de escala para baretear o custo da extração, produção, industrialização e comercialização advém do domínio dessa tecnologia, ou seja, dependeremos deles para tal atividade. Se nesses segmentos inciais não houver controle e cobrança da sociedade, os custos incidirão, sobremaneira, nos preços finais e explodirá nossa inflação inviabilizando, por consequencia, preços competitivos para exportação.
Outro tema essencial para o elenco daqueles que a sociedade precisará atentar no futuro.
.Importância estratégica
Valor Econômico - 27/09/2010
.Além de motivar novos projetos de expansão da produção de alimentos, de impulsionar fusões e aquisições em diversas cadeias do agronegócio, de valorizar as commodities agrícolas e de torná-las cada vez mais atrativas para os grandes fundos de investimentos internacionais, as projeções de forte aumento da demanda global por alimentos nas próximas décadas passaram também a destacar a importância da ampliação do uso de tecnologia nas lavouras para garantir a contínua elevação da produtividade. Para Davi Roquetti Filho, diretor-executivo da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), que representa a indústria brasileira de fertilizantes, é esse horizonte promissor para a demanda que motiva a consolidação de um novo perfil de players no segmento. Se antes companhias ligadas ao agronegócio tinham destaque na prospecção de novas jazidas minerais para a produção de nutrientes derivados de fósforo e potássio, hoje o serviço começa a ser dominado por grandes mineradoras, dada a necessidade de ganho de escala e o encarecimento dos trabalhos de exploração. "Os fertilizantes têm uma importância estratégica para o equilíbrio e a sustentabilidade do planeta. Sem comida, há guerra. O interesse mundial no segmento está diretamente ligado a esse futuro".
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário