domingo, 18 de dezembro de 2011

O castigo das chuvas


A estação do caos
 Larissa Leite » Álvaro Fraga » Pedro Ferreira
Correio Braziliense




Minas Gerais tem 45 cidades em estado de emergência. Já o Rio de Janeiro entrou em alerta total. Ontem, o trânsito de Brasília ficou caótico durante toda a manhã


As chuvas de verão deixam diversos municípios brasileiros em alerta. Em Minas Gerais, ocorrem os maiores estragos. No estado, 45 cidades decretam situação de emergência



As chuvas fortes registradas nos últimos dias transformam a estação mais quente do ano em período de atenção redobrada em boa parte dos municípios brasileiros. O grande volume de água vem causando estragos especialmente em cidades de Minas Gerais, que recebem chuvas intensas há pelo menos um mês. O resultado são alagamentos em vários bairros e casas, lojas, prédios públicos e rodovias inundados. Na capital mineira, onde a água chegou a mais de um metro de altura em algumas localidades, foi decretado estado de emergência na manhã de ontem. O volume de chuva acumulada até a última quinta-feira está 15% acima da média normal para dezembro, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A região da Pampulha, em Belo Horizonte, chegou a acumular 190,2mm de chuva acumulada em um dia desse período — o sétimo maior volume de chuva em 24 horas, nos últimos 100 anos.

No Bairro Suzana, em Pampulha, a costureira Carolina Marilac Campos Brandão, 24 anos, contou que é a segunda vez que sua casa é inundada. Desta vez, ela conseguiu salvar apenas seus dois cães de estimação: "Estava no trabalho quando uma vizinha me avisou que água estava invadindo a rua onde moramos, a Lúcio Bittencourt. Voltei para casa na mesma hora, mas já era tarde. Havia mais de um metro de água estragando tudo", disse. Em 23 de novembro do ano passado, quando ocorreu a enchente pela primeira vez, a lama chegou a atingir o teto da casa de Carolina. "Não pude salvar nem minha máquina de costura. Quem estava por aqui na hora da chuva teve que correr para uma praça, enfrentando água pela cintura. Não quero ficar mais aqui. Todo ano é isso", lamenta Carolina, que está hospedada na casa da mãe.

As chuvas dos últimos dois dias mobilizaram técnicos da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) de Minas Gerais, que atenderam ocorrências de inundações e desabamentos. Os bairros Primeiro de Maio, Prado, Guarani e Gutierrez foram uns dos mais castigados. "Choveram nestes 15 dias de dezembro na capital mineira 373mm, superando os 320mm esperado para o período", informou a Cedec.

Segundo balanço da coordenadoria, 54 municípios mineiros já foram afetados pelas chuvas, sendo que 45 decretaram situação de emergência. Até o fechamento desta edição, tinham sido registradas 459 pessoas desalojadas, 30 desabrigadas, duas mortes e quatro feridos.

Já são 1.409 casas danificadas e 38 destruídas no estado. Seis pontes foram arrancadas e oito, danificadas. A forte chuva que atingiu o Triângulo Mineiro ontem de manhã também é apontada pelo Corpo de Bombeiros de Araguari como a principal causa do acidente que matou quatro pessoas de uma mesma família na MG-223, próximo ao município de Estrela do Sul. O motorista de um Gol perdeu o controle do carro na pista molhada, rodou e bateu de frente contra uma carreta que vinha em sentido contrário.

Atenção
O município do Rio de Janeiro entrou em estágio de atenção na tarde de ontem devido a instabilidades atmosféricas causadas pelo tempo quente e úmido. O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de quatro e significa a possibilidade de chuva moderada. Mas, na tarde de ontem, durante um temporal na cidade, somente em duas horas choveu no bairro de Santa Cruz 30% do esperado para todo o mês: 41mm. O estágio de atenção foi mantido. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia, a cidade de Teresópolis acumulou 61mm de chuva entre 7h de quinta-feira e 7h de ontem.

No Rio Grande do Sul, um temporal com granizo atingiu várias cidades e fez com que quatro municípios decretassem situação de emergência. Segundo a Defesa Civil Estadual, uma das situações mais problemáticas é a de São Jerônimo, onde 12 mil pessoas foram afetadas. Também estão em emergência os municípios de Fazenda Vila Nova, Vale Real e Triunfo. Outras seis cidades gaúchas fizeram a notificação preliminar de desastre: Nova Romã do Sul, Venâncio Aires, General Câmara, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Carlos Barbosa. Em todo o estado, 22,3 mil pessoas foram afetadas pelos temporais e mais de 5 mil edificações danificadas. Dez pessoas estão desabrigadas e outras 8,1 mil, desalojadas.

Mais radares
O Brasil tem hoje 24 radares para monitorar 31 municípios dos 251 considerados em áreas de risco. Nesta semana, Belo Horizonte recebeu o equipamento. Para 2012, o governo prevê a instalação de mais quatro radares: em Maceió, Vitória, Salvador e Cachoeira Paulista (SP). Com isso, mais de 90% das áreas de deslizamento no país estarão vigiadas. Atualmente, os volumes expressivos de chuva registrados especialmente em áreas do Centro-Oeste e do Sudeste sofrem influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul, sistema meteorológico típico desse período primavera-verão. O sistema favorece um aporte de umidade que, combinado ao calor, reforça áreas de instabilidade.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps