sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Pensei em lhes falar...

Pensei em falar, para os amigos, uma mensagem que traga reflexão além de votos.

Assim, pensei em começar dizendo que temos três figuras que representam instituições caras para qualquer sociedade no mundo: Família, Escola e Igreja. As três estão sendo, sistematicamente, desqualificadas em nossa sociedade.

Estatuto da Criança e Adolescente, "Lei da Palmada", Estatuto do Jovem, novelas, músicas, dentre outros trazem mensagens subliminares que questionam autoridade formal e são as ferramentas que contribuem, sobremaneira, para essa insanidade coletiva sob a égide das liberdades inalienáveis. Não existe na História da Humanidade sociedade que se desenvolveu ampliando-se direitos à revelia ou suplantando suas responsabilidades.

Pensei em ressaltar que, por intermédio da mãe e da professora, é que o cidadão de quatro anos começa a perceber, se posicionar e interagir com a sociedade a sua volta. Essas devem ser preservadas, em redomas imaculadas, até, e não desqualificadas, seja explicita ou subliminarmente.

Como diz uma sensata frase no Facebook de alguém muito perspicaz: "Prefiro infringir uma lei lhe dando agora palmadas do que ver você no futuro, infringindo Todo Código Penal!!" Exagero ou não é o que, lamentavelmente, vislumbro para nossas futuras gerações.

Pensei em falar que tenho procurado seguir minha consciência como pai, colega, amigo e cidadão: O que vejo, percebo e considero a nossa volta  para alertar, criticar e expor. É minha forma de cumprir a Responsabilidade Social. Uso da formação que conquistei para retornar à sociedade dessa forma.

Parece que de anomia estamos evoluindo para uma abulia na percepção dos fenômenos no nosso entorno.
Neste particular, queridos amigos, meu desejo é que forcem, em 2012, a reflexão e a percepção, ainda que incipiente, dos fenômenos sociais nos quais estamos inseridos, entre os seus mais caros e os seus mais a volta próxima. 

Pensei em exclamar que uma sociedade que se pressupõe livre e democrática não pode temer a ditadura do politicamente correto, não pode temer de perceber o contraditório, uma outra percepção e expô-la em seu genuíno e legítimo direito a expressão, também garantido constitucionalmente. Caso contrário se consubstancia e ganha amplos espaços o totalitarismo. 

De sorte que devemos ansiar, muito em breve, de um espaço comum onde possamos dividir, falar sem medo, ouvir sem reservas para então, reverberarmos o que de melhor pudermos abstrair dessa interação. 

Pensei em lhes desejar força, estímulo e temperança, pois devemos ser os referenciais éticos que a sociedade clama mas está perdendo. Se não tivermos a quem acudir em busca de liderança social, sejamos seus prepostos, seus substitutos imediatos. Filhos e próximos sempre buscam um exemplo entre nós, o que falamos reverbera-se nas famílias dos empregados domésticos, dos porteiros, dos frentistas, do padeiro, do jornaleiro, dos colegas de trabalho, enfim, uma miríade de silentes seguidores que nos aguardam um posicionamento discreto mais firme. Busquemos, então, o espaço para nos fortalecermos e atirarmos nossas dúvidas e angústias para serem depuradas e nos tonificarmos. Os mais jovens e próximos que nos atentam se beneficiarão e a sociedade, como um todo, ganha.

Por fim, pensei simplesmente em lhes desejar Boas Festas e um venturoso ano de 2012.

Jefferson
.

4 comentários:

  1. Estimado Jefferson
    Que texto profundo, atual e que nos conduz a uma séria reflexão. Sintetizou de forma magnífica a situação que vivemos. Tomo a liberdade de introduzir a frase de Paulo VI que veio à luz na década de 70!.
    Eis: A familia é a primeira escola de virtudes sociais, se ela falhar ninguem a substituirá!.
    Faço parte de um grupo denonimado VELHACHAMPION, que congrega funcionários de uma empresa que já não mais existe. Sei que concordará com a inserção do seu texto nesse site.
    Parabens Jefferson, sempre abordando de forma clara e inteligente os grandes problemas desse nosso "ainda" querido Brasil.
    Feliz Natal, meu bom amigo a você e familiares.
    Simão

    ResponderExcluir
  2. Boas festas ! excelente mensagem! um grande abraço

    Martha

    ResponderExcluir
  3. Brilhante como sempre.Parabéns por mais essa profunda e sensata análise.Vamos sim , os homens de bem, nos mantermos unidos nessa cruzada de resistência aos desmandos dos irresponsáveis que pregam com seus devaneios "democráticos" a anulaçã dos os valores que sempre nortearam a nossa sociedade. Que DEUS nos proteja dessa horda e nos dê forças para prosseguirmos no caminho do bem.Fernando.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo seu trabalho, seu esforço de progredir e evoluir como ser humano. Se todos pensassem assim teríamos um mundo bem melhor. Boas festas. Grande abraço, Grace Barros

    ResponderExcluir

GEOMAPS


celulares

ClustMaps