quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Educação, diversidade e meio-ambiente

Nos últimos vinte e cinco anos intensificaram-se nos curriculos escolares do ensino básico e médio matérias de "cidadania" incluindo-se meio-ambiente, respeito a diversidade etc. Da mesma forma foram reduzidos conteúdos das matérias clássicas. Em função da pouca elasticidade do tempo sob o qual o aluno deva permanecer na escola. O ensino de terceiro grau (universidades) continua sendo o que mais investimentos recebem.

Hoje nos deparamos com o apagão mão-de-obra, nosso índice de produtividade industrial não avança, inobstante aos avanços em tecnologia. Da mesma forma, os resultados em exames de ordem e de conselhos (OAB, CFM, CFE etc) não apresentam aumento de recém-formados aprovados e as médias de aprovação continuam pífias.

Em compensação a esse lamentável cenário, continuamos a ter enchentes, deslizamentos de terra, alagamentos, dengue e demais epidemias típicas de pouca consciência com o meio-ambiente por intermédio de limpeza urbana responsável por parte dos cidadãos. Também os índices de violência urbana e agressões gratuitas não recrudescem.

O Plano Nacional de Educação irá insistir na mesma fórmula de redução de matérias clássicas.
A reflexão que lhes convido: Estamos no caminho certo? Qual seriam as soluções de melhora a partir da educação fundamental, básica e média?
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