quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Faltou Liderança na Boate

O administrador disse tudo, absolutamente tudo.

Com a experiência de dezesseis anos investigando acidentes aeronáuticos e de trabalho posso garantir que a comoção social acaba inibindo a lógica por detrás da lição. É natural, justo e humano se comover, se condoer, todavia é isso tudo e sinal de maturidade e ponderação evitar que ocorra novamente com outros.

Minha filha, aos seis anos, treinava esses "drills" que o administrador alerta no Rosemont Elementary Scholl, pública, em Rockville MD. Lá se treina, no Brasil é bobagem fazer isto, é perda de tempo e dinheiro a PREVENÇÃO. Ademais o que ocorreu em Santa Maria não ocorre nos EUA não por falta de fiscalização, algo impensável lá, mas PORQUE A SOCIEDADE NÃO ACEITA OU PERMITE.

Há inúmeras boates como esta no Brasil que assim funcionam porque A SOCIEDADE DEIXA.
Isso caracteriza nossa leniente idiossincrasia.

Já separei e coletei parte de corpos em acidentes aeronáuticos, ajudei a desenterrar em enchentes sempre lamentando a falta da PREVENÇÃO que não nos é comum, essencial e natural. O mais duro e difícil é ser simpatético com os que perdem seus entes queridos.

Nós, brasileiros, só colocamos a fechadura após o arrombamento. Sinal de imaturidade social, duradoura, eterna e lamentável imaturidade social.

Enfim, é perda de tempo falar isto no país da Economia da Felicidade. Não há métricas, para se usar métricas tem que se ter fiscalização e cobrança sociais.



Faltou Liderança na Boate
Stephan Kanitz


Numa entrada e saída de 4 metros de largura, 7 pessoas conseguem sair por vez, ao ritmo de 21 pessoas por segundo, lentamente. 

Em sessenta segundos são 21x60, 1260 pessoas por minuto.

Portanto, não foram as 260 pessoas a mais a causa do desastre. Mesmo diminuindo pela metade, em dois minutos sairia todo mundo.

Faça o teste você mesmo. Cronometre quanto tempo você leva para andar 80 metros. 

Tanto é que os 5 membros da Banda, os que estavam mais longe da porta, saíram tranquilos, na base do "com licença, com licença", que é muito, mais muito mais demorado. 

O que faltou foi liderança e responsabilidade social. E o líder natural naquele momento era o chefe da banda, único com o microfone e de posse de um meio de comunicação.

Ele tinha o poder de avisar a todos para ficarem calmos e saírem lentamente.
"Atenção pessoal, todos levantem as mãos para cima assim, e virem de costas para mim. Repito. 

Agora vão saindo lentamente porque temos um probleminha, e precisamos de espaço para resolvê-lo.

Todos de costas para mim com mãos levantadas, os da frente saindo primeiro. Temos bastante tempo para sair deste local."

Levantar as mãos reduz a possibilidade do empurra-empurra e o uso de força.

Mas nenhum jornal sequer comentou a falta de capacidade de liderança, por não saberem o básico da matéria.

Líder é o que tem em seu poder os meios de comunicação, mesmo que não o seja.

O chefe da Banda e os demais integrantes agiram como capitães que abandonam os seus barcos em primeiro lugar. 

E muitos morreram porque não sabiam do problema, quem sabia ficou mudo e saiu de mansinho.

"Eu só percebi o que estava ocorrendo 5 minutos depois que a música parou, e falei ué, algo está acontecendo?"

5 minutos muito preciosos, e todos os jovens ficaram parados, por falta dos líderes do momento. 

Pior, o guitarista voltou na contramão para buscar a guitarra, atrapalhando uns 200 que queriam sair. 

Mas a manchete do Estadão foi Donos da Boate foram presos, omitindo que dois integrantes da banda, também o foram, que seria o óbvio.

Novamente, a imprensa solta seu vitriol sobre a ganância, o fato de os seguranças tentarem exigir pagamento dos primeiros que saíram voando, que o extintor não funcionava, (nem poderia pois o fogo era no teto, e quem o usou, o vocalista, não sabia como usar), que não havia alvará, (foi pedido mas a burocracia demora).

São os "Donos" sempre os culpados, e nunca quem realmente causou o problema, e como goleiros, os donos deveriam ter evitado o erro dos outros. 

Honestamente, eu nem teria pensado em colocar no Contrato de Locação, "proibido soltar fogos de artifício no salão, jogar ácido nos olhos dos presentes, dar tiros na plateia" , e assim por diante. 

Soltar "fogos" de artifício dentro de um salão faz parte do bom senso.

O Ministério da Saúde recomenda "não estourar foguetes próximos às residências e sempre usar um equipamento de proteção, como cabos com mais de cinco metros de comprimento".

Nem passa pela cabeça do próprio governo que alguém soltaria fogos ao lado de 1200 pessoas, em ambiente fechado. 

Novamente culpam os "donos", e não quem por imprudência colocou fogos para aparecer, em vez de cantar bem para aparecer, que deveria ser sempre o objetivo principal. 
.

Um comentário:

  1. Nao concordo totalmente com algumas coisas... Na hora do desespero, não se consegue lembrar de nenhuma regra ou protocolo. Além disso, os sobreviventes relatam que a fumaça tomou conta de tudo em 1 ou 2 minutos, o que reduz a visibilidade de tudo, aumenta o desespero e diminui a oxigenação do corpo, ainda mais uma fumaça contendo cianeto que é altamente tóxico!!

    Não adianta só buscar culpados, e mais necessário buscar soluções que previnam outros casos como esse.

    Há coisas que estão predestinadas a ocorrer... Na mesma noite, acordei de um sonho no qual havia inúmeros militares sendo convocados para um grande acontecimento. Quando acordei, estranhei porque não vi nenhuma possibilidade de guerra aqui no Brasil. Fiquei sem entender, mas sabia que se tratava de algo ruim...

    No dia seguinte vi as notícias e vi a semelhança do cenário com um local atacado durante uma guerra... Coincidência?! Talvez... Mas eu acredito que se tratava de vários seres serem convocados para ajudar no resgate às vítimas...

    ResponderExcluir

GEOMAPS


celulares

ClustMaps