segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Mudaram a primavera

Breves considerações sobre o mundo organizacional perfeito, em potencial, que só os palestrantes estrangeiros enxergam.


Mais um ano e lendo os resumos da ExpoManagement 2012 deparo-me com palestras dada a um público de cerca de R$ 3.500 o ingresso. 

O ponto comum que identifiquei foi que, de acordo com os palestrantes falta  em nossos líderes organizacionais visão, entusiasmo, novas posturas e mais uma enxurrada de neologismos e frases padrão. 

Conforme acentuo, esses palestrantes se debruçam sobre a sociedade e economia americana e européia, com uma idiossincrasia substancialmente diferente da brasileira.

Será que alguém alerta eles antes das palestras com algo assim: Ei, aqui temos guerra dos portos, guerra fiscal entre entes da federação, falta reforma tributária e fiscal, são cerca de 200 dias para se abrir um negócio com uma miríade de certidões cartorializadas (algumas certidões vencem antes do processo ser avaliado), apagão de mão-de-obra, encarecimento tributário trabalhista do posto de trabalho, aumento de tarifas e tributos sem avisos prévios, apagão de energia elétrica, dificuldades técnicas de 3G na telefonia, quase 40% de desperdício energético por obsolescência de rede elétrica, menos de 15% da malha rodoviária em condições de trafegabilidade, insegurança nas estradas com roubos de carga, greves de serviços púbicos (Correios, energia, transporte, portos etc, etc).

E etc, etc, etc em uma verdadeira e absurda miríade de problemas conjunturais e estruturais que não foram nem serão resolvidos em médio prazo. 

Vem esses palestrantes a peso de ouro querer sugerir, ventilar que nós não somos eficientes por mais pura sacanagem e falta de vontade ou cegueira coletiva.

Será que estou caminhando na direção errada em um país que penso que exista mas que na prática não existe. Será que alienado sou eu? Mudou a primavera e não me avisaram?
.

Um comentário:

  1. Sensacional, você não está errado. Eu paguei bastante caro para assistir palestrar com os "Lideres": Roberto Justos, Homero Reis e PHD. Luiz Marins.
    Final das contas: As palestras são sensacionais, fazem você acreditar e ter a certeza que está a beira de uma mina de ouro bastando ter motivação, ser um "Lider Coaching" Trabalhar em equipe e etc. Quando entrei no mercado, vi todos os problemas citados no texto, sem contar que quando se presta um serviço ou vendemos temos que dar 60% do valor em impostos, fora problemas trabalhistas, funcionários que custam o dobro do valor pago, entre outros "balaios de problemas". Nenhum deles comentou acerca desse fator, e nem de que muitas das empresas citadas por eles mesmos nas palestrar sonegam impostos, compram Juizes e vendem serviços que não são cumpridos a preços absurdos aos clientes para conseguirem chegar onde estão, e não por terem um lider Coaching de ultima geração e antenado as mudanças globais. Fica difícil acreditarmos nessa falada mudança e crescimento se continuarmos vivendo assim.

    ResponderExcluir

GEOMAPS


celulares

ClustMaps