quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Falta de administração da água coloca o mundo em perigo

.

Falta de administração da água coloca o mundo em perigo

Cerca de 60% da provisão de água potável no mundo está dividida entre Brasil, Canadá, Colômbia, Congo, Indonésia e Rússia. A China e Índia têm um terço da população do mundo e têm menos de 10% desta provisão.

Conforme a quantidade de água vai diminuindo nos aquíferos e nas geleiras, a palavra água vai ficando cada vez mais próxima de crise. E as mudanças climáticas ameaçam tornar o  problema cada vez pior. Se nada for feito, fome, doenças e imigração massiva vão assolar a Terra.
Apesar de soar dramático, a mensagem no geral não está errada. A água é um bem escasso e as práticas de consumo atuais são um convite ao desastre. Um consumo equilibrado pode ser doloroso, mas é melhor do que as disputas políticas – que devem aumentar em número e intensidade.
A dificuldade começa com o número de pessoas que consomem água. Há 60 anos, a população do mundo era de 2,5 bilhões. Quando a Revolução Verde possibilitou o aumento de comida, tornou possível também o crescimento da população. Hoje, são quase 7 bilhões de pessoas e a estimativa é que, em 2050, sejam 9 bilhões.
Demanda
Atender a demanda de água é diferente de atender a demanda de qualquer outro produto, porque ela pode ser reutilizada. Quando tomamos banho, por exemplo, essa água poderia ser destinada para regar as plantas. Esta água foi usada, mas não no sentido de que ela não pode ser reutilizada. Água não é petróleo.
A maior parte de água da Terra é salgada (97%). A princípio o sal da água pode ser removido, mas a dessalinização ainda é cara e gasta muita energia elétrica. Dos 2,5% da água que não é salgada, cerca de 70% é congelada. Assim, todos os seres vivos, exceto os marítimos, têm 0,75% da água do mundo para sobreviver. E a maioria está localizada em lençóis freáticos.
A água tem, no entanto, alguns usos que a deixam inutilizável: quando evapora ou na transpiração do processo fotossintético das plantas. Estes dois processos conhecidos como evapotranspiração tendem a ser ignorados pelos políticos, embora mais de 60% da chuva e neve que caem no solo evapore ou transpire pelas plantas.
Valor
Cerca de 60% da provisão de água potável no mundo está dividida entre Brasil, Canadá, Colômbia, Congo, Indonésia e Rússia. A China e Índia têm um terço da população do mundo e têm menos de 10% desta provisão.
Escassa ou não, água é acima de tudo local. É pesado e caro transportar o metro cúbico do líquido – um m3 pesa uma tonelada. Por causa disso, as sociedades se fixavam nas margens dos rios. Mas, com a queda do nível de água nos reservatórios, uma preocupação a mais é levantada. Se os rios não fluem, a irrigação de plantações e animais são prejudicados. Cerca de 20% das espécies de peixes de água doce do último século estão ameaçadas ou extintas.
Nos lugares mais áridos, a solução mais difundida é utilizar água de poços subterrâneos. Até porque, depois de algum tempo, a água é reposta. No entanto, em alguns lugares o consumo é maior do que o tempo necessário para o meio-ambiente repor a reserva. Na cidade do México, por exemplo, o ritmo atual de extração da água vai secar o aquífero em 200 anos. Os lençóis freáticos da base do rio Hai, na China, caíram em 90 metros.

Um comentário:

  1. Aminthas Loureiro Jr.21 de agosto de 2010 às 15:03

    Interessante e pertinente.
    Parabéns pelo enfoque preciso, Jeffrin!!!

    Aminthas Jr.

    ResponderExcluir

GEOMAPS


celulares

ClustMaps