segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O Brasil não está preparado para crescer de forma tão acelerada

O artigo abaixo trás uma análise importante de como será o nosso cenário econômico futuro. Procurei extrair a essência eliminando, entre colchetes, o economês pesado.
Claro está que enquanto estivermos devendo na Educação, na formação de mão-de-obra especializada e na infra-estrutura a exclusão permanecerá e o crescimento, mercê de uma boa previsão de crescimento de PIB, comparado aos demais países em recuperação da crise econômica, não teremos a propalada "sustentabilidade".
Vale a leitura para se ter uma visão da complexidade de nossa economia inobstante ao avanço do PIB.
.

'O Brasil não está preparado para crescer de forma tão acelerada'
Autor(es): Agencia o Globo
O Globo - 05/09/2010

Economista elogia distribuição de renda, mas critica burocracia e avanço do Estado
ENTREVISTA José Júlio Senna
Ex-diretor do Banco Central, o economista José Júlio Senna diz que os dados do PIB brasileiro, divulgados pelo IBGE na sexta-feira passada, reforçam a leitura de que a economia do país está bem próxima da sua velocidade potencial, com risco de repique da inflação.
[...]O Brasil não está preparado para crescer de forma tão acelerada, diz ao GLOBO. Ele elogia o governo Lula por ter aumentado a distribuição de renda, mas faz restrições à herança do atual governo. Cita o crescimento da máquina pública e os recorrentes arranhões em princípios democráticos e as repetidas ameaças à liberdade de imprensa.
Aguinaldo Novo
O GLOBO: Qual a projeção para a trajetória futura do PIB? JOSÉ JÚLIO SENNA: Os dados referentes ao segundo trimestre (divulgados pelo IBGE) reforçam a interpretação de que daqui para a frente a economia apresentará um ritmo de crescimento muito próximo da sua velocidade potencial, [Com a] manutenção de estímulos fiscais para a compra de bens duráveis. [...]
Neste caso, qual seria o resultado no fechamento do ano? SENNA: Algo ligeiramente superior a 7%.
Já estamos preparados para crescer dessa forma? SENNA: Certamente não. Não há capital humano (mão de obra) em volume suficiente para isso, nem infraestrutura. O quadro institucional também não ajuda, com excessivo peso do Estado, burocracia e alta carga tributária. A economia brasileira ainda não é tão produtiva assim.
Taxas de 7% podem ser atingidas momentaneamente, [...]Mas ela, certamente, não é sustentável.
[...]
O novo presidente vai herdar um país melhor do que o de quatro anos atrás? SENNA: É raro um governo que não apresente um certo avanço em algumas áreas. Temos melhor distribuição de renda e desempenho econômico superior ao da administração anterior. De negativo, o governo que se encerra deixa um crescimento muito acentuado da máquina pública, sem contrapartida para os serviços oferecidos à sociedade.
Tivemos também recorrentes arranhões em princípios democráticos e repetidas ameaças à liberdade de imprensa.
O que falta fazer para aumentar o chamado PIB potencial brasileiro? SENNA: Os problemas que persistem são os mesmos enfrentados por um largo número de governantes do passado. O Brasil, historicamente, cuidou muito mal da sua base de capital humano (educação e especialização da mão de obra), sofre há anos com problemas de segurança pública e dispõe de infraestrutura precária, fenômeno que salta aos olhos de qualquer observador.
[...]
O senhor lançou há pouco um livro ("Política monetária ideias, experiências e evolução") em que faz uma análise do conceito de moeda e das políticas de estabilidade ao longo da história. O Brasil aparece bem nessa foto? SENNA: Historicamente, não.
No Brasil colonial, por exemplo, a existência de moedas privadas levava a uma anarquia monetária.
Mas a situação agora é outra. Talvez pela primeira vez na nossa História tenhamos um regime monetário comparável ao que prevalece nas economias desenvolvidas. Essa é uma conquista recente, de pouco mais de dez anos. Pelo menos nessa fase, o país está bem na foto.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps