quarta-feira, 28 de julho de 2010

Por que me preocupar com outros assuntos?


Esta foi uma pergunta interessante que me fizeram meses atrás.
Respondi à pessoa que também era empresário:

Por que você deveria se importar com outros assuntos além daquele que lhe dizem respeito diretamente?

Vou lhe dar um exemplo:
Suponha que vc seja empresário do ramo de calçados. (Você pode, também, ser funcionário). Imagine, ainda, que você queira ampliar seu mercado consumidor e  vislumbre  uma boa oportunidade ao saber que o governo está conclamando pequenos empresários para juntar forças junto às empresas que exportam para os países do Mercosul.

Você, para atender tal demanda maior e inesperada nos seus anos entrantes, resolve solicitar empréstimos ao BB para ampliar e melhorar sua empresa para produzir mais. O ramo de calçados pode absorver, até, dezesseis tipos de outras empresas que irão alimentar em insumos de produção, sua capacidade de exportar ou auxiliar outra empresa exportadora.
Você contraiu um respeitável empréstimo e se comprometeu oferecendo demanda das produções dos demais empresários de sua cadeia de produção.

Vem, então, uma decisão da presidente da Argentina "desacordando" alguns compromissos signados nas diversas reuniões e cúpulas do Mercosul. O que vc faria com um eventual prejuízo? E senhor prejuízo, diga-se de passagem.

Esta é a importância do cidadão ter uma boa noção do que ocorre à sua volta, no seu ambiente imediato mais próximo, como também aqueles que, por desdobramento, venha a interferir na sua ambiência.

Amigos, esta é a principal proposta deste blog: Fornecer-lhes notícias, com breves comentários introdutórios, a fim de lhes permitir uma melhor noção, além daquela que a mídia lhes proporciona. Muitos dos temas que lhes ofereço para reflexão podem não lhes dizer respeito de imediato, mas todos têm uma forte conexão com sua cidadania. Interferem, de uma forma ou de outra, discreta ou evidentemente, em nosso dia a dia,  em nossa tentativa de diminuir nossa exclusão, sermos competitivos mundialmente, enfim, estarmos prontos para o desenvolvimento.

Sds
Jefferson

Um comentário:

GEOMAPS


celulares

ClustMaps