E chegaríamos, assim, a posição de quinta economia em 2015?
Bem, ela disse tudo.
E ENTÃO, SERÁ QUE NÃO É PRECISO REPENSAR O NÚMERO DE FACULDADES E CURSOS QUE ANUALMENTE ABREM? COM OS CURSOS RELACIONADOS AO MAGISTERIO SENDO OS DE MENSALIDADES MAIS BAIXAS, PARA PODEREM ATRAIR ALUNOS, E MESMO ASSIM, EXISTE CURSO FECHANDO POR FALTA DE INTERESSE NO MAGISTERIO? (OLHA SÓ O SALARIO?)
O RESULTADO É ESTE: FACULDADES COM UM CORPO DOCENTE DE BAIXA QUALIDADE, DESPREPARADOS, FORMANDO PROFISSIONAIS COM MENOS QUALIDADE AINDA E A MAIOR VERGONHA NÃO PASSAR NUM CONCURSO E TER QUE PASSAR POR UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. (Fala sério)
ESSE É O NOSSO PAÍS PREOCUPADO COM A EDUCAÇÃO!
CULPO O MINISTERIO DA EDUCAÇÃO POR NÃO FISCALIZAR AS FACULDADES QUE SÃO ABERTAS TODOS OS ANOS, SEM INFRAESTRUTURA E SEM PROFISSIONAIS CAPACITADOS, DEDICADOS E COMPROMETIDOS.
SÓ IREMOS CONSEGUIR MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO QUANDO AS FACULDADES E UNIVERSIDADES SE COMPROMETEREM REALMENTE EM MINISTRAREM ENSINO DE EXCELENTE QUALIDADE.
Ana Lucia Zanetti
Por falta de docentes qualificados em disciplinas específicas, a rede pública de ensino básico de SP anunciou que continuará utilizando professores temporários em 2011. A informação revela as dificuldades que as autoridades educacionais têm enfrentado para melhorar a qualidade da Educação Fundamental e Média, através do aumento do número de professores selecionados em CONCURSO PÚBLICO, pelo critério de mérito.
Dos 181.000 docentes temporários que se submeteram ao exame de avaliação aplicado pela UNESP, em dezembro de 2009, 88.000 não alcançaram nota mínima para lecionar; ou seja, metade dos candidatos foi reprovada, pois não acertaram metade das 80 questões.
No último concurso para o MAGISTÉRIO PÚBLICO, os resultados foram tão decepcionantes quanto os da prova de avaliação. Dos 261.000 inscritos, 22,8% foram aprovados. Na disciplina de ARTES, 82% dos candidatos reprovados; em EDUCAÇÃO FÍSICA, 78,8% foram reprovados. Em LÍNGUA PORTUGUESA, a aprovação foi 18,1%; em BIOLOGIA, 20,4%; HISTÓRIA, 23,4%; GEOGRAFIA, 32,3%; QUÍMICA, 33,2%. São médias baixas que revelam a má qualidade dos cursos de licenciatura.
A taxa mais alta de aprovação foi INGLÊS, onde 43,6% dos candidatos obtiveram nota mínima de aprovação. As situações críticas ocorreram em MATEMÁTICA E FÍSICA. Em MATEMÁTICA, reprovados 89,3%; em FÍSICA,reprovação de 93%.
As autoridades educacionais estimavam que o nível de preparo dos candidatos ao magistério público seria baixo, assim, os aprovados passarão pela Escola de Formação de Professores e submeter-se-ão a novo exame; os aprovados lecionarão na rede escolar pública a partir de 2011.
Dependendo dos resultados, a Secretaria de Educação/SP poderá chamar um número maior de docentes temporários em 2011: um retrocesso na política de melhoria da qualidade do Ensino Público.
Reportagem completa em O Estado de S. Paulo - 27/05/2010
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