domingo, 13 de junho de 2010

O DICIONÁRIO MINEIRO (QUAISCOMPRETO)

Muito divertido.
Meu Brasil brasileiro
Meu mulato izoneiro...



Pratentáintendê irrídimáidaconta. ..                          
VALAPENARQUIVÁ PRUDIA CÔCEFÔNI MINAS

Apresentações : 
  • Cuméquecêchama? = Como voce se chama?
  • Doncêé? = De onde você é?
  • Oncêmora = Onde você mora?
  • Proncêvai? = Pra onde você vai?
  • Cêéfiidiquem? =Você é filho de quem?

Cumprimentos :
  • Djia! = Bom dia
  • Tardji! = Boa tarde
  • Noitchi! = Boa noite
  • Dêsabençôi (ou Dêstibençôi)(tibençô i) = Que Deus te abençôe, meu Filho(a). Vai com Deus!

Pedindo Informações: 
  • Proncovô? = para onde que eu vou?
  • Oncêtá? = aonde você está?
  • Quanscusta? = quanto custa?
  • Prônostam'ínu? = para onde nos estamos indo?
  • É logali != é logo ali (distância referente a 100 quilômetros mais ou menos podendo chegar a 150)
  • Epassaqui? = ele passsa aqui?
  • Qui trem é esse? = o que é esse objeto?
  • Cessaciessionbspasn assavás? (escreve-se: Cê-ças'sses'onz- pass'avas?)(em versão avançada, Essonbspassavá ss?= você sabe se esse ônibus passa na Savassi?
  • Ondéopondiônz? = aonde é o ponto de ônibus?
  • Cantazóra? = 'quantas horas?' 
  • É firme? = É filme?
  • Contáujogu? = Qual o placar do jogo?

 
Lugares: 
  • Tidiguerra = tiro de guerra
  • Pondiônz = ponto de onibus
  • Ponditács = ponto de táxi
  • Berádurii = beirada do rio
  • Meidapráss = meio da praça
  • Dibádaponti = de baixo da ponte
  • Trádaserra = atrás da serra
  • Ruditráis = rua de trás
  • Rudumêii = rua do meio
  • Alííí ou pertim = depois de 2 ladeiras, 7 esquinas, 20 curvas, 5 ônibus, mais 6 quarteirões, 100 passos, você chega. O equivalente a um tirimdiispingarda.
  • Bádapônti = debaixo da ponte

 Fazendo Compras: 
  • Quânquié ? = quanto custa?
  • Déreár = Dez Reais
  • Baratim = Resposta do vendedor (tambem mineiro)
  • Lidilêiti = litro de leite
  • Kidicár = kilo de carne
  • Masstumáti = massa de tomate
  • Vidiperfumi = vidro de perfume
  • Iscôdidenti = escova de dente
  • Cadizopô = caixa de isopor
  • Bô di'mií = Bolo de milho
  • Carin heim?! = muito caro
  • Doisácu tá bão! = vou levar dois saquinhos
  • Inbrúa dôsdôci quivôlevá = embrulha dois doces pra eu levar
  • Táquantu-u-abó brão? = qual o preço dessa abóbora grande?
  • Ispigadimi = Espiga de milho 

 A família: 
  • miafía = minha filha
  • meutíi = meu tio
  • meusubrim = meu sobrinho
  • miamuié = minha esposa
  • miamiga = minha amante
  • miavó = minha avó

 O Tempo : 
  • trudia ou ôtrudia = esses dias (ex: cumpádi manér teve aqui trurdia)
  • Antônti ou Antchiônti = antes de ontem
  • Transantônti = há três dias atrás
  • Quincantônti = há cinco dias atrás
  • Ansdiônti = antes de ontem
  • Séssetembro = sete de setembro
  • Sêsquivêm = sexta que vem
  • Quióração = Que horas são?
  • Quatódatárdi = Quatro horas da tarde
  • Tá cum jeidichuva = Ta com jeito de chuva
  • Quánahora = quase na hora
  • Górinhamêss = Agora mesmo
  • Góracêdu = Agora cedo
  • Tardanoiti = Tarde da Noite
  • Meiidiimêi = Meio-Dia e Meia

Então veja na prática um mineirim daquêis prosiano: 
Trudia, achu qui era antonti ou ansdionti ou era sápassado? Minto. Nu séssetembru passado, lembrei argóra! Bão, quióração? Tá cum jeidichuva, quánahora, dexoí, sêsquivem eu vórto e nóis proseia mais um cadim.  
  
Conversa informal: 
 

  • Nirsin meu fii, vem cumê miii!! = A mãe chamando o filho para comer milho
  • Ê trem bão! = Gostei disso
  • Vai cagá di morro abaixo pra vê a bosta rolá = A pior e mais definitiva ofensa que se pode dizer a uma pessoa
  • Nóssinhora = nossa senhora ('Núss', em minerês avançado...)
  • Crédeuspai = meu Deus!
  • Doidimais = doido demais
  • Ondjéquieutô = onde eu me encontro por favor, estou meio perdido hoje...
  • Pópoun-poquin = pode colocar mais um pouco...
  • Óiuchero = olha o cheiro
  • Óssócêvê = olhe só para você ver
  • Tissodaí = tira isso daí
  • Cê num some não = 
  • Fiédazunha = Xingamento equivalente ao de baixo
  • Uai = interjeição mineira de espanto: uai é uai, uai!
  •  = Nossa Sinhora, Mãe do Céu, Ave Maria!
  •  = Nossa Senhora Aparecida do Perpétuo Socorro
  • Nusga = Nossa Senhora Aparecida do Perpétuo Socorro Mãe de Deus e dos Pecadores
  •  = Não é mesmo?
  • Mémo = Mesmo
  • Bão tamém! = com certeza, concordo com você OU ENTÃO 'deixa eu ficar quieto para ninguém ver que eu falei besteira'.
  • Bóra? = vamos embora?
  • sucêfôeuvô = se você for eu vou
  • tô atráis docê = vai primeiro, que vou depois  
  • Faiznão = Não faça isso.
  • Faissinão = Faz isso não 
  • Padaná = aos  montes  (muito boa mesmo)
  • HU! Viádu! = Oi amigo!
  • Nuss! Meu sirvíss foi uma peleja danada! = Nossa! Meu trabalho foi muito difícil.
  • Pixii! = Silêncio ou atenção
  • Cárcaqui! = Clique aqui
  • ...pracarái' = Adverbio 'Muito'. Por exemplo: Muito feio = feipracarái                                           
  • Obichopegâno' = adjetivo. Alguma qualidade que a pessoa quer usar mas ignora o nome ou esqueceu ou sabe mas usa assim mesmo pra dar mais intensidade. Exemplo: O Zidane é obixopegâno.
  • lógdicara = já no início
  • Êi! = Olá!
  • Cuméqsevai?' = Como vai você?
  • xôcabádicupiá?' = Me deixa acabar de copiar?
  • vamu picá mula?' = Vamos embora que isso está ficando muito chato
  • Cascafora = Foge
  • Muidificí = Muito difícil
  • Cuméquisetá = Como você está?
  • Pincumé = Pinga com mel 
  
Dentro de casa 
 
  • Dendapia = dentro da pia 
  • Tapuraí = procura que você acha, seu preguiçoso
  • Badapia = debaixo da pia
  • Tradaporta = atras da porta
  • Badacama = debaixo da cama
  • Denduforno = dentro do forno
  • cimadacama = encima da cama
  • ladiládapia = do lado de lá da pia
  • Nucandicádasalaó = no canto de cá da sala, veja aí!
  • Ó! = Veja!
  
Geografia
 
  •         Arfena = Alfenas 
  • Baité = Abaeté
  • Babacem = Barbacena
  • Beagá ou Belzonti = Belo Horizonte
  • Beraba = Uberaba
  • Berlândia = Uberlândia
  • Biá = Ibiá
  • Birité = Ibirité
  • Bitiúra = Ibitiúra de Minas
  • Bóirdamata = Borda da Mata
  • Boncesso = Bom Sucesso
  • Brazía = Brasília
  • Braziidimins Brasília de Minas
  • Brazóps = Brasópolis
  • Cambel = Campo Belo
  • Cambuquirrr = Cambuquira - Cidade que tem a mió árga minerá cum gáis du Brasil e dasámérica UAI!!
  • Carmóps = Carmópolis
  • Chão Vermei = Alterosa
  • Contagedasabró ba = Centro de Contagem
  • Conselei Lafaeti = Conselheiro Lafaiete
  • Divinóps = Divinópolis
  • Fernandóps = Fernandópolis (in SumPaulu - duladindi Turama)
  • Monsclars = Montes Claros
  • Mãossú = Manhuaçu
  • Or'finu = Ouro Fino
  • O'preto = Ouro Preto
  • O'branco - Ouro Branco
  • Ridijaner = Rio de Janeiro 
  • Padiminas = Patos de Minas
  • Patinga = Ipatinga
  • Paraisóps = Paraisopolis
  • Pelopô = Pedro Leopoldo
  •   .Parais = Paraiso
  • Guapari=Guarapari
  • Simones=Simosésia
    Divera =Verdade
    É eu= Agora sou eu, minha vez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps