Estimular jovens, hoje em dia, para leitura é um desafio.
Estive nesta escola, Walt Whitman, de fato, tanto o bairro como o entorno tem uma população considerável de judeus com tais hábitos. Aos domingos esta escola promove feiras de livros usados com uma impressionante taxa de comparecimento, ao longo do ano. Lá adquiri livros importantes para minhas pesquisas do mestrado ao mesmo tempo que uma profusão de obras com orientação de bibliotecários, funcionários e voluntários, conhecedores de uma boa quantidade de obras.
O que lá me impressionou, muito, foi o acesso natural e voluntário a bibliotecas públicas. A de Rockville, Maryland, onde morava, tinha uma biblioteca pública que parecia uma galeria de arte toda nova, toda, absolutamente toda modernizada.
Há, também, o hábito do cidadão americano de ler livros, lê-se muito mais livros do que revistas, isto eu constatei.
Quanto a outro ponto é a questão de ler e ter como e com quem debater ou conversar, com regularidade; com amigos, colegas, vizinhos e familiares sobre o que se leu até para melhorar a retenção do conteúdo. E isto não temos no nosso país como temos lá. Nas bibliotecas há rodas de leituras sobre romances, obras clássicas etc. Quando houve a calamidade do Katrina as bibliotecas debatiam Os Miseráveis, de Victor Hugo, da mesma forma A Peste, de Albert Camus e Germinal, de Emile Zolá. Tive sorte de ter lido, na juventude, os três e tenho vontade de relê-los, pois a retenção quando se é adolescente é diferente. Durante um seminário que participei, com militares e diplomatas, enquanto aluno, discutíamos passagens dos Miseráveis e a Peste. Tudo isto muito me impressionou.
Para se estimular o hábito profícuo da leitura, para ser eficiente sua retenção, o entorno do estudante e do jovem tem que estar preparado. Tive esta sorte, pois minha mãe havia sido professora primária e minha irmã mais velha uma leitora contumaz em sua juventude, além do hábito de meu pai comprar enciclopédias. Hoje em dia: Malhação, programas vespertinos, orkut, internet e as indefectíveis novelas.
Eu ano passado li 20 livros, no ano anterior tinham sido 12 livros, a questão é que, em meu entorno imediato, eu não encontrei ninguém que se interessasse em discutir nem os livros nem temas atuais de relevência....daí eu ter iniciado um blog, pelo menos eu converso comigo mesmo e alguém pode ler o que entendi ou penso, eventualmente até me corrigem e eu cresço com isto.
Claudio de Moura Castro
O judeu de Bethesda
"Se livro fosse cultura, os cupins seriam os seres mais cultos do globo. Só livro lido é cultura"
Último dia de aula na escola Walt Whitman. Situada em Bethesda, um bairro intelectualmente sofisticado da região de Washington (DC), é uma das melhores dos Estados Unidos. O pimpolho volta para casa. Poderia estar sonhando com três meses de vadiagem, longe dos livros. Mas o sonho duraria pouco. Ao fim da tarde, chega o pai judeu, carregando uma sacola de livros recém-comprados. Chama o filho, esparrama os livros na mesa da sala e começa a montar o cronograma de leituras, incluindo a cobrança periódica do que terá sido lido. Ignoro quantos pais judeus passaram também nas livrarias. Mas imagino que não foram poucos.
Ler livros, glorificar livros, eis uma tradição judaica milenar. Vem de longe e não se buscam muitas explicações científicas para ela. Não obstante, Karl Alexander, da Universidade Johns Hopkins, somando aos 39 estudos sobre o assunto, completou uma pesquisa com alunos do ensino fundamental. Concluiu que, das vantagens acadêmicas acumuladas pelos alunos mais ricos até a 9ª série, dois terços advêm de atividades de leitura mais intensas durante as férias. Segundo a Secretaria de Educação americana, as perdas dos mais pobres nas férias são "devastadoras". Um pai judeu provavelmente diria: ora bolas, é o que sempre pensei. Mas, para a maioria das pessoas, os resultados são surpreendentes. Em matemática, foi possível comprovar que, durante as férias, os alunos esqueceram o equivalente a 2,6 meses de aula. Em outras palavras, somente 2,6 meses depois de recomeçarem as aulas os alunos atingem o nível de competência que tinham no último dia de aula da série anterior. Ou seja, férias são um horror para o aprendizado.
Trata-se de resultados valiosos para países que lutam bravamente para melhorar seu claudicante ensino. É simples, se for possível estancar a sangria do "desaprendizado" – que põe a perder 2,6 meses de estudos –, os ganhos serão enormes. Da ordem de 25%? Que outras intervenções seriam tão poderosas?
Tais ideias abrem caminho para muitas linhas de atividade. Pais interessados e comprometidos com a educação dos seus filhos podem fazer o mesmo que os judeus de Bethesda. Mas, vamos nos lembrar, se livro fosse cultura, os cupins seriam os seres mais cultos do globo. Só livro lido é cultura. Portanto, cobranças sem dó nem piedade. Mas seria só empurrar livros e mais livros goela abaixo dos filhos? Jamais! É preciso desenvolver o prazer da leitura, e o bom exemplo é essencial. À força, pode sair o tiro pela culatra. Que livros? Não adianta comprar Hegel, Spinoza ou Camões, se as leituras favoritas ainda não passaram muito da Turma da Mônica. É fracasso garantido. Os livros devem andar muito próximo do interesse e da capacidade de compreensão dos leitores, sempre puxando um pouco para cima.
Desviando parcialmente do assunto, quero sugerir aos pais que façam manifestações, que acampem em frente à casa dos prefeitos, até que se mude uma situação vergonhosa. Uma pesquisa recente com as bibliotecas públicas brasileiras pôs a descoberto que (além de fecharem às 6 da tarde) apenas 20% delas abrem aos sábados e só 1% aos domingos. Como é possível que, nas horas e dias de folga das escolas, as bibliotecas permaneçam fechadas? No caso das leituras de férias, são os únicos dias em que muitos pais poderiam ir à biblioteca para escolher livros com os filhos.
Para aqueles que cuidam da educação como ofício, as implicações da pesquisa da Johns Hopkins não são menos revolucionárias. Mostram ser preciso fazer alguma coisa, somente para conseguir não andar para trás nas férias. Por exemplo, programas públicos de leitura. Não são programas caros nem complicados, basta criar monitorias para garantir que as leituras sejam feitas.
Em um nível mais ambicioso, sobretudo para alunos mais vulneráveis, poderiam ser criados cursos de férias. Não se trata de fazer a mesma coisa que no período letivo, pois seria repetir um ensino aborrecido e pouco produtivo. Precisamos de projetos intelectualmente desafiadores, atividades que estimulem os miolos, jogos e muitas outras coisas. O que precisa ser aprendido não é muito diferente, mas viria vestido com roupas mais alegres. E, como sabemos que cabeça vazia é oficina do diabo, essas atividades podem até mesmo ter outras consequências benéficas, por evitar rumos pouco recomendáveis em que se deságuam as amplas energias desses jovens.
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Valioso exemplo a ser seguido.
ResponderExcluirSe você criou seu blog para conversar "consigo" mesmo, errou.
ResponderExcluirVocê tem conversado com o mundo.
Abraços.
SPR
Ler sempre foi, para mim, um modo de viajar. Quando alguém voltava de viagens contando sobre lugares, povos, costumes, monumentos, algumas vezes eu criava coragem para fazer algum comentário, e perguntavam se eu já havia visitado tal lugar. Na verdade, até alguns meses atrás, o pouco que sei aprendi nestas "viagens" pelo mundo dos livros e revistas, até mesmo em alguns filmes.
ResponderExcluirEm fevereiro tive a oportunidade - talvez uma benção - de conhecer alguns países da Europa, pois minha filha estudou na Inglaterra alguns meses. Em cada lugar lembrava de algum livro, de algum povo, de algum fato lido.
E na volta li novamente algumas obras, prestando maior atenção a detalhes esquecidos ou aos quais não dei a devida atenção na primeira leitura.
Resumindo, mesmo que eu viaje por este mundo todo,acredito que sempre vou aprender lendo.
E é muito bom conversar com pessoas a respeito de...tudo isso.
(talvez eu passe por chata muitas vezes)
Abraços
SLAK