Roubini diz que Brasil precisa investir mais em educação
Por Francisco Carlos de Assis
São Paulo - A diversificação da atividade econômica coloca o Brasil em vantagem em relação às economias desenvolvidas e, até mesmo, frente às emergentes. A afirmação foi feita hoje pelo economista e presidente da RGE Monitor, Nouriel Roubini, que destacou ainda os avanços da economia brasileira. O economista, que ficou famoso ao prever a crise econômica mundial, foi, contudo, enfático ao dizer que o País precisa investir mais em educação e na capacitação do capital humano. Na visão de Roubini, o investimento em Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), por exemplo, tem de correr lado a lado com os investimentos em educação.
"São importantes programas de transferência de renda para as pessoas mais pobres, mas é mais importante ainda dar educação para os mais pobres", comentou o presidente da RGE Monitor. Roubini também defendeu a realização de reformas estruturais como base para o crescimento sustentável da economia brasileira. O Brasil, segundo ele, tem de atentar para o risco de se tornar uma economia altamente dependente da exportação de commodities, apesar de reconhecer a diversificação da economia brasileira. Isso porque, de acordo com Roubini, os preços das commodities tendem a cair no curto prazo no mercado mundial, dado o desaquecimento da economia global.
As afirmações de Roubini foram feitas em palestra "Quais as chances do Brasil se tornar uma potência econômica nas próximas décadas?", no "Fórum Exame - A construção da quinta maior economia do mundo", que acontece em São Paulo.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário