domingo, 7 de novembro de 2010

Da guarita ao conhecimento

Da guarita ao conhecimento 
Isabela Alencar
isabelaalencar.pb@dabr.com.br

 A lição do vigilante de uma universidade que concluiu os estudos e se tornou um mestre

A sede de conhecimento levou o vigilante José Itamar Sales da Silva, 42, a desafiar o improvável. A devoção pelo ensino lhe conduziu aos bancos da sala de aula de uma universidade pública. Depois, motivou-lhe a buscar uma especialização e concluir um mestrado. Nem ele acreditava no percurso toado pela vida. As conquistas são resultado de um esforço árduo na busca pela sabedoria em meio à luta diária. De família humilde, o vigilante traçou uma história diferente da maioria vinda de origem pobre. A educação virou tábua de salvação e atalho para os sonhos.

A força de vontade é ilimitada para Itamar: agora, ele planeja fazer doutorado Foto: Nelsina Vitorino/Esp. DB/D.A PressA maioria dos alunos do prédio do curso de Serviço Social, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), nem imagina que o vigilante, discreto e atento à segurança, foi capaz de fazer. O vigia formou-se em em História pela própria universidade onde trabalha. Depois, ele se tornou especialista em Administração ao cursar um MBA. Em seguida, virou mestre em Literatura e Interculturalidade. ´Eu não poderia imaginar quepudesse chegar até aqui. As oportunidades vieram e eu simplesmente não deixei escapar as chances que tive. Eu não ganhei nada de mão beijada. Desde criança, aprendi a trabalhar duro para ajudar em casa`, contou.

A batalha começou aos 10 anos, após o pai adoecer em virtude da diabetes. Ele e os irmãos passaram por carência dentro de casa. O trabalho entrou na ordem do dia. De ´bico em bico`, a família reagiu. ´Vendi picolé e lavei carros. Sabíamos que o trabalho era a única saída`. A única ambição era finalizar os estudos e concluir o Ensino Médio. Mas o destino havia lhe reservado um futuro. ´Estudei a minha vida em escola pública. Qualquer um pode mudar sua realidade`, disse.

Itamar se apoiou na família e nos amigos para seguir adiante. Primeiro, foi aprovado em um concurso da UEPB e virou vigilante. ´Muitos se admiram quando conhecem minha história, mas isto só acontece porque tive uma criação humilde. Fui além do que podia, mas ainda me acho um pequeno vitorioso`, diz. 

O desafio maior foi se tornar especialista e mestre formado pela própria universidade onde trabalha. Principalmente por ser uma instituição pública, cuja concorrência é acirrada. Ele conseguiu dar o salto inicial para o seu sucesso nos estudos, foi aprovado para o curso de História da UEPB. ´Achava que já tinha ido longe, até começar a me perguntar por que não tentar saltos mais altos`. O vigilante continuou os estudos e disputou vaga para um MBA em Administração, mesmo não sendo sua área de formação. 
.

2 comentários:

  1. Boa noite amigo,
    Gostaria de agradecer por haver postado minha história de vida neste conceituadíssimo blog. No youtube há uma reportagem televisiva a respeito de minha pessoa, procure por vigilante estudante e você verá.
    um grande abraço
    Itamar

    ResponderExcluir
  2. Caro Itamar, se estiver on line, foi uma grande honra para mim publicar sua linda e vitoriosa história neste modesto espaço.
    Boa Sorte!!
    Jefferson

    http://www.youtube.com/watch?v=b6htHrz0LAI

    ResponderExcluir

GEOMAPS


celulares

ClustMaps