terça-feira, 16 de agosto de 2011

Que país é esse?..."Não verás país nenhum..."

A música e o livro acima enunciados anteciparam uma condição de confusão social adotada pelas doutrinas gramcianas e marxistas. Referiam-se a uma eventual anomia social contra a ditadura.

Os dez últimos anos trouxeram uma involução no processo de amadurecimento da cidadania, se é que este termo de fato se verifica, da sociedade brasileira. 

Muitas pessoas passaram a ter uma errada percepção de permissividade e um total descompromisso com a ordem social e respeito ao coletivo. Estamos avançando, em termos de segurança social e pública, além das dimensões normais praticadas por criminosos. Ela se verifica, também, no cidadão comum, nas ruas, nos estabelecimentos comerciais, nas áreas de lazer, etc. 

A anuência com a corrupção, com pequenos "deslizes" morais e éticos cobrarão um preço caro e desagradável em pouco tempo. Não se tem exemplos públicos tampouco referenciais éticos a serem praticados sem se sentir vergonha ou ser excluído pelos "é assim mesmo", "tá certo sim", etc.

Hoje vivemos a ditadura do "politicamente corretos" e presos em nossos lares ou com muitas restrições em circulação geográfica nas cidades e temporais em termos de horários de não estarmos fora de casa. Não há militares nas ruas, mas os que, de acordo com o pensamento dominante da época, os que eram os "perseguidos e amordaçados".

Pelo contumaz esvaziamento das instituições militares e jurídicas não há como se ter a volta da ordem pública. Será que estamos melhores vivenciando "aquele sonho"??

.


Um comentário:

  1. A falha moral na sociedade Brasileira nao e fruto apenas dos ultimos 10 anos, caro amigo. E fruto sim do sistema colonial Iberico (Spano-Portugues) e tambem fruto da miscigenacao sem regras com as culturas dominadas, no caso do Brasil Negros e Indios. Dito isto, tambem a Religiao Catolica proporcionou um incentivo ao exagero Licenciatorio-Limbico dos Portugueses gerando a grande promiscuidade sensual que com o tempo descancarou para uma falha generalisada da Moral e Bons Costumes. Hoje em dia, como seu texto diz, a maioria do Povo Brasileiro ja nao sabe mais discernir o que e Correto do que e Incorreto; Nao mais discernem o Bem do Mal. Tudo tomba dentro de um caldeirao onde nao ha mais discernimento sobre Valores Morais Basicos. Um amigo meu me contava uma piada que era assim: "Uma menina, adolescente ainda, havia dormido com o namorado e sua consciencia estava pesada. Indo a Igreja se confessar ao Padre, depois de haver contado o ocorrido ao Sacerdote este por sua vez lhe atribui 10 padres nossos como penitencia. A garota vendo entao que o dito Pecado tinha tido um preco nao tao elevado, pergunta ao Padre: Padre, se eu rezar 20 Pai Nossos, posso dormir de novo com meu namorado? Esta simples piada ilustra muito bem a situacao do Brasileiro onde tudo e "PERDOAVEL", onde nao ha codigos penais rigidos porque nao se pode confiar na Moral de quem os aplicara e e por isso que todo Criminal so pode permanecer preso por 30 anos independente se o crime cometido tiver carater hediondo ou nao. E muito triste a situacao do Brasil e o mesmo e veridico para toda a dita America Latina sem distincao.

    ResponderExcluir

GEOMAPS


celulares

ClustMaps