terça-feira, 22 de novembro de 2011

Governo, Congresso e relações internacionais

A crise de títulos imobiliários americana, em 2008, e a atual crise vivida pela Grécia, Itália e França em breve, mostram para a sociedade brasileira que o mundo globalizado influencia nossa economia.

O dever primário dos Executivo Federal, Pres Dilma atualmente, é buscar, consolidar e aprimorar meios para nosso desenvolvimento. Assim, o Executivo vislumbra as melhores possibilidades e consulta o Legislativo, o Congresso Nacional que, na figura do Senado Federal, consulta os parlamentares que, por sua vez, consultarão suas bases eleitorais em suas regiões e, de forma colegiada e coletiva, autoriza ou modifica os termos sob os quais os negócios da diplomacia nacional serão conduzidos, sempre buscando vantagens para a sociedade brasileira que representam.

Os recentes acordos com países pouco recomendáveis, tais como Irã, Venezuela, Bolívia, Coréia do Norte, Síria e Líbia, a título de exemplo, não seguiram adequadamente esse figurino. Muitas das vezes buscavam preservar investimentos de grandes construtoras brasileiras que, muito provavelmente, são régias contribuintes de campanhas eleitorais ou de partidos fora dessas épocas.

Um dos problemas de não haver uma adequada condução dos negócios externos é a pouca fiscalização exercida pela sociedade. Nossos representates hoje em dia, ficam reféns de aliarem-se ao partido governista sob o risco de não terem recursos do orçamento repassados para suas bases eleitorais, o que permite que o governo, praticamente, cuide de negócios internacionais da forma que bem entende.

A crise que se avizinha poderá cobrar uma fatura cara por essas posturas.

Oxalá esteja errado.
.

Um comentário:

  1. O termo "OXALÁ" e uma latinização do "Inch Allah" muito comum nos Países de Língua Árabe e que foi tomado emprestado dos Mouros pelos Portugueses do seculo XII e depois pelos Espanhóis dos seculos XIII e XIV. Mais tarde, ja no seculo XVI e XVII e tambem por sua literal tradução ser "Assim Queira Allah (DEUS)", transformou-se no Orixá da Criação para os Africanos deportados para o Brasil e hoje e parte integrante, não só dos Dicionários Portugueses e Espanhóis, como da Mitologia das Religiões Afro-Brasileiras como Candomblé e Umbanda. Sim, meu Amigo, "Queira Deus" que a Elite Brasileira acorde para a realidade e que nosso Pais possa vir a se tornar veritavelmente um Pais Soberano em todos os aspectos. Quanto aos Políticos, estes são e serão apenas um reflexo da Elite da Sociedade Brasileira. Se esta Elite for Politizada e Patriota, tudo e possível no Futuro da Nação do Futuro. Caso contrario, continuaremos a ser o Pais do Futuro ou dos "Jecas-Tatus" como já dizia o Patriota Brasileiro e Verdadeiro Cidadão: Monteiro Lobato.

    ResponderExcluir

GEOMAPS


celulares

ClustMaps