sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Cenário global é ameaça ao Brasil


Cenário global é ameaça à retomada do Brasil, diz Kregel
Sergio Lamucci 
Valor Econômico 


O cenário global deverá continuar hostil à economia brasileira nos próximos trimestres, por causa das perspectivas pouco animadoras para Europa, China e EUA, adverte o americano Jan Kregel, do Levy Economics Institute (uma organização de pesquisa em políticas públicas) e ex-consultor-sênior da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad). Segundo ele, a zona do euro seguirá mal das pernas por um longo período, prejudicando a China, que tem hoje na Europa o seu principal mercado exportador. Uma economia chinesa com menor fôlego afeta o Brasil - um grande vendedor de commodities para a China - economias asiáticas como o Japão e a própria Europa, pois a Alemanha tem nos chineses um grande cliente, nota Kregel.

"É uma cadeia cumulativa de eventos. A crise europeia se espalha pelo mundo e depois volta para a Europa", afirma ele, observando que, para completar o quadro, há um risco considerável de os EUA não conseguirem evitar no ano que vem o chamado abismo fiscal - a combinação de elevados cortes de gastos e fim da redução de impostos, que pode ter um impacto de 3% a 4% do PIB em 2013.

Esse cenário um tanto sombrio é obviamente desfavorável para os preços de commodities, que têm grande peso na pauta de exportações do Brasil, diz Kregel, um dos principais convidados do 5º Encontro Internacional da Associação Keynesiana Brasileira (AKB), que começou na quarta-feira e se encerra hoje, na Fundação Getulio Vargas (FGV), em São Paulo. Os termos de troca (relação entre preços de exportação e de importação), que tanto melhoraram nos últimos anos, têm uma perspectiva bem menos positiva.

Kregel não vê como provável uma ruptura na zona do euro, mas tampouco acredita que os líderes europeus encontrarão mecanismos para retomar um crescimento mais acelerado. Para isso, acredita ele, seria fundamental repensar a estratégia baseada na austeridade, que não tem dado certo. A ênfase excessiva em medidas de austeridade fiscal tem derrubado a atividade econômica, afetando as receitas e, com isso, não contribuindo para uma melhora das contas públicas - pelo contrário.

O mais provável, para Kregel, é que os líderes europeus continuem a empurrar a situação com a barriga, levando a zona do euro a um longo período de baixo crescimento. Seria importante, por exemplo, que o Banco Europeu de Investimento (BEI) investisse nos países em apuros, como a Grécia. Se a Europa não sair do buraco, a China pode seguir em desaceleração, adverte. A prévia de agosto do Índice Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) da Markit Economics mostrou um cenário ruim para a indústria, ao ficar em 47,8 pontos, inferior aos 49,3 pontos de julho - abaixo de 50, o indicador aponta contração da atividade.

Kregel tampouco é otimista em relação à economia americana. Para ele, há uma possibilidade significativa de que os democratas e republicanos não cheguem a um acordo para evitar a concretização do abismo fiscal. Se a redução acentuada de gastos e o aumento abrupto de impostos se materializar, a economia americana pode encolher em 2013, diz Kregel. Segundo ele, a incerteza quanto ao que vai ocorrer no ano que vem tem afetado a confiança dos empresários, que seguram planos de investimento.

Com um quadro externo tão adverso, os países podem tentar desvalorizar suas moedas, para impulsionar a economia por meio de exportações, e adotar medidas protecionistas. Nesse ambiente, diz Kregel, o Brasil corre o risco de ver um aumento do fluxo de capitais, uma vez que os juros brasileiros continuam bem acima dos vigentes nos países desenvolvidos, mesmo com a forte queda da Selic ocorrida desde agosto de 2011.

Se a recuperação econômica esboçada em junho e julho de fato ganhar corpo, apesar do cenário externo difícil, será mais um motivo para o Brasil atrair capitais estrangeiros, num momento em que o real não está mais tão valorizado como há alguns meses, diz Kregel, também da Universidade do Missouri (EUA). Ele acredita que o Brasil deve reforçar antecipadamente os controles de capitais já existentes, para impedir uma nova onda de valorização do real.

A boa notícia em relação ao Brasil, segundo ele, é que o país tem espaço fiscal e monetário caso seja preciso estimular mais a economia. É possível e reduzir o superávit primário (a economia para pagar os juros da dívida) e cortar mais os juros se a situação ficar complicada, sem que isso provoque efeitos colaterais perigosos. Num mundo complicado como o atual, são motivos que permitem um pouco mais de otimismo em relação às perspectivas do país.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps